Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM participa de oficina de prevenção ao suicídio

IFAM participa de oficina de prevenção ao suicídio

Oficina foi realizada pelo Ministério da Saúde na sede da OPAS- OMS
publicado: 24/05/2018 14h19 última modificação: 24/05/2018 18h03

No período de 15 a 18 de maio aconteceu em Brasília, uma Oficina de Prevenção ao Suicídio realizada pelo Ministério da Saúde na sede da OPAS- OMS. O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) foi representado pela servidora Wylnara dos Santos Braga, que faz parte do Comitê Gestor do Projeto de Prevenção ao Suicídio.

O intuito da oficina é a elaboração do Projeto Estadual de Prevenção ao Suicídio, juntamente com outros cinco estados que ocupam o topo da lista de número de suicídios no Brasil. O projeto - que é de autoria da Secretária de Saúde - tem o objetivo de reduzir o índice de suicídios e criar ações de prevenção nas escolas no Amazonas, uma vez que a educação é um dispositivo vital para a prevenção em saúde.

Segundo a coordenadora da Unidade de Determinantes da Saúde, Doenças Crônicas Não Transmissíveis e Saúde Mental da OPAS/OMS no Brasil, Katia de Pinho Campos, a terceira oficina sobre prevenção ao suicídio é um importante momento de integração entre o Ministério da Saúde, as secretarias estaduais e municipais de Saúde e a OPAS/OMS. "O trabalho intersetorial constitui mais um passo em direção ao cumprimento do plano nacional e dos planos locais de prevenção do suicídio", reafirmou a coordenadora.

Para a assistente social do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), Wylnara dos Santos Braga, as causas para o suicídio vão além de questões psíquicas . “Temos que ter em mente que, para trabalhar a Prevenção ao Suicídio, nosso olhar deve estar para além dos transtornos mentais. Muitas causas dos óbitos e tentativas de suicídio estão vinculadas aos determinantes sociais, entre estes, família, escola, bullying, assédio sexual, auto-imagem. Por isso, o trabalho voltado à prevenção deve ser intersetorial e a escola é um dos principais setores. Quando falamos em faixa etária temos o maior índice de suicídio entre os jovens de 15 a 29 anos, ou seja, são pessoas que ainda frequentam a escola. Essa é uma temática séria e precisa da nossa atenção. O IFAM vem trabalhando continuamente em ações voltadas à prevenção do suicídio, através de palestras sobre a valorização da vida e temas transversais, como combate ao abuso sexual de adolescentes, campanhas como setembro amarelo, saúde do estudante, bullying, entre outros”, destacou a servidora.