Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM promove live sobre retorno das atividades acadêmicas

IFAM promove live sobre retorno das atividades acadêmicas

por publicado: 03/02/2021 17h29 última modificação: 04/02/2021 09h27

Com a proposta de caminhar juntos de forma responsável, planejada e organizada devido ao momento delicado da saúde pública que o Amazonas enfrenta decorrente do segundo pico da pandemia do novo coronavírus, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) realizou uma live sobre o retorno das atividades acadêmicas na instituição. A transmissão ocorreu na manhã desta quarta-feira (03), nos canais oficiais da instituição e teve a participação de servidores e alunos.

Desde o dia 1º de fevereiro, em decorrência do aumento do número de casos de Covid-19 no Amazonas, as atividades administrativas estão sendo realizadas por meio de trabalho remoto e seguem até o próximo dia 28. A realização da live coincidiu com o retorno das atividades do corpo docente após o período de férias, no entanto, as atividades acadêmicas estão suspensas parcialmente durante este mês.

De acordo com a reitora substituta, professora Lívia de Souza Camurça Lima, fevereiro será um mês de planejamento, inclusive de atualização do calendário acadêmico. “Precisamos preservar vidas, essa é a nossa prioridade hoje. Vamos trabalhar em reestruturação, apoio aos nossos servidores, alunos e familiares. Precisamos unir forças nesse sentido. A doença nos deixa fragilizados e as perdas ainda mais. Porém precisamos caminhar juntos para superar o momento”, disse a reitora substituta.

Durante a live, a reitora ressaltou a importância do caminhar juntos em um momento de perdas em decorrência da pandemia. A gestora recordou a vivência com o professor Antonio Venâncio Castelo Branco, reitor do Instituto que faleceu em janeiro deste ano, vítima de complicações da covid-19. Na ocasião, também comentou sobre a deglagração o processo de consulta eleitoral para reitor pro tempore. “Caminhar juntos é preciso nesse momento para que possamos dar continuidade ao trabalho, principalmente, porque na reunião do Consup (Conselho Superior do IFAM) do último dia 26, conseguimos deflagrar o processo de consulta eleitoral para escolha do novo reitor pro tempore que assumirá o restante do mandato do professor Venâncio”, ressaltou a reitora.

Como parte da programação da live, houve a mesa-redonda com profissionais da equipe multidisciplinar do IFAM. A assistente social Priscila Carvalho e os psicólogos Andreina Sales e Peterson Colares abordaram sobre os desafios para desenvolver atividades e manter a saúde mental, física e emocional durante a pandemia. A servidora Clisivânia Duarte, pedagoga da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), foi responsável pela mediação da atividade desta quarta-feira que teve ainda a participação de todos os pró-reitores do IFAM.

Retorno Parcial das atividades acadêmicas do IFAM 2021

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) divulgou a Portaria N°146/2021 - GR/IFAM de 28 de janeiro de 2021, que determina a suspensão parcial das atividades acadêmicas do IFAM, durante o mês de fevereiro de 2021, que estavam sendo realizadas remotamente ou por meio de Estudo Dirigido.

A referida portaria define a suspensão parcial das atividades de sala de aula dos cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio e Graduação, que incluem as aulas dos componentes curriculares ofertados nos diversos níveis e modalidades de ensino.

Ficam mantidas as atividades:

1. Da Educação a Distância gerida pela Diretoria de Educação a Distância DEaD/PROEN/PROEX (Cursos EAD);
  2. As atividades remotas do ensino para o atendimento apenas de turmas finalistas, de acordo com as peculiaridades de cada campus.

A suspensão parcial motiva-se, especialmente, pela necessária ação preventiva de controle da pandemia, considerando o grave aumento de casos e mortes por Covid-19 no Estado do Amazonas. Além, do aumento de casos e mortes por Covid-19 no âmbito do próprio IFAM, dentre estes, o falecimento do Reitor da nossa instituição no dia 11/01/2021.

Informamos que o IFAM tem a previsão de início e retomada das atividades acadêmicas, de forma remota, em 2021 para o mês de março, conforme as especificidades de cada campus.

Destacamos ainda que cada campus informará a sua comunidade interna e externa, de forma mais detalhada, como se dará o retorno às atividades acadêmicas.

Portaria nº 146/2021 – GR/IFAM, de 28 de janeiro de 2021, para conhecimento.