Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM realiza avaliação de gestão

IFAM realiza avaliação de gestão

A reunião de avaliação encerra nesta sexta-feira (24/02), no prédio da Reitoria do IFAM.
por Vanessa Sena publicado: 24/02/2017 09h51 última modificação: 24/02/2017 09h56

Durante dois dias, as pró-reitorias e diretorias gerais de campi do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) estão em Manaus para realizar a avaliação de gestão do ano 2016. Nesta quinta-feira (23/02), o encontro ocorreu no Campus Manaus Zona Leste (CMZL).

A avaliação é um momento onde são analisadas as ações de gestão, orçamento e acadêmicas, apresentando parâmetros para 2017. De acordo com o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, atuar de forma planejada é um modo mais eficaz para atender às finalidades do Instituto. “Trabalhamos com diversidade e precisamos apontar falhas e propor melhorias para a gestão, a fim de atender os objetivos institucionais e se fortalecer enquanto rede”, disse.

O reitor reforçou ainda o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) para a realização de processos. Situação também ressaltada pelo Diretor de Gestão da Tecnologia da Informação, Tiago Garantizado, sobre a questão da padronização dos trâmites na Instituição. Na ocasião, Garantizado representou o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, professor Jaime Cavalcante.

Sobre o desenvolvimento de pesquisa no IFAM, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor José Pinheiro de Queiroz Neto, destacou a participação do Instituto no fomento de 70% das bolsas de pesquisa, seguido do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), salientando ainda as parcerias firmadas. “Em 2016, fechamos acordos com o Instituto Federal do Acre, Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq/USP) e as universidades de Lisboa, Porto e Minho, ambas em Portugal”, informou o pró-reitor.

Para encerrar as atividades da manhã do primeiro dia de avaliação, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen), destacou a importância de reforçar e expandir a licenciatura intercultural indígena para os campi do IFAM. “Hoje, apenas o Campus São Gabriel da Cachoeira possui o curso voltado para a perspectiva indígena, precisamos levar também para outras unidades, como Tabatinga e Lábrea”, concluiu.

Apresentação musical

Antes do início das atividades de avaliação de gestão, houve a apresentação musical dos professores Jeane Colares, Aurélio Ludvig e Alexandre Ludvig, do campi Tabatinga, Manaus Zona Leste e Manaus Centro, respectivamente.