Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM realiza cerimônia de abertura dos Jogos Internos

IFAM realiza cerimônia de abertura dos Jogos Internos

Competições acontecem até 29 de julho nas quadras poliesportivas dos campi Manaus Centro, Zona Leste e Vila Olímpica
por Ana Paula Batista publicado: 25/07/2015 09h43 última modificação: 25/07/2015 09h45

Foi dada a largada para a semana de Jogos Internos do Instituto Federal do Amazonas (JIFAM) na noite desta sexta-feira, 24 de julho, na quadra poliesportiva do Campus Manaus Centro. Cerca de 591 estudantes-atletas de 14 campi estarão disputando até 29 de julho, oito modalidades esportivas nas categorias individuais e coletivas, em partidas nos campi Manaus Centro e Manaus Zona Leste, além das provas de atletismo na Vila Olímpica.

karicia barbosaUm dos momentos mais emocionantes da cerimônia foi a chegada da tocha olímpica, trazida pela atleta do atletismo, Karícia Barbosa da Costa, de 18 anos, do curso técnico de agroecologia. Em 2014, a atleta foi campeã do JIFAM nas provas de 1500 metros e salto em distância, vice-campeã no revezamento e recordista no salto triplo. Na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs), a amazonense se consagrou no salto triplo e salto em distância, sendo atualmente a campeã amazonense juvenil e adulta no salto triplo.

stela abertura jifamA anfitriã do evento e diretora-geral do Campus Manaus Centro, professora Stela Nunes de Melo, deu as boas-vindas a todos os alunos e destacou que eventos esportivos proporcionam a integração, o estímulo e a inserção do estudante no processo de inclusão social.

O juramento do atleta foi feito pela estudante de Química do campus Manaus Centro, Juliana Pereira Gomes que é pentacampeã de handebol no JIFAM e no JIFEN, além de ser vice-campeã da modalidade nos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) de 2014.

juramento juliana gomes

Para o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o esporte é meio fundamental na evolução pedagógica. “Primeiramente, gostaria de parabenizar aqueles que vieram de tão longe e se esforçaram para estar esta semana conosco disputando vagas para as etapas regional e nacional e, destacar que fortalecemos o vínculo do estudante com a Instituição por meio do esporte, uma ferramenta importante que trabalha a integração, os valores e os princípios do estudante-atleta”, disse Castelo Branco.

reitor no jifam

A primeira partida do JIFAM foi disputada pelas equipes de futsal masculino dos campi de Tabatinga e Parintins. A vitória ficou com o time da Ilha Tupinabarana por 2 a 1, com gols de Vitor e Renan Oliveira.

futsal tabatinga

futsal parintins

Programação no sábado

Este sábado tem atletismo a partir das 15h na Vila Olímpica e partidas de xadrez, natação, futsal e handebol no Campus Manaus Centro e, futebol, voleibol e vôlei de areia no campus Manaus Zona Leste.

registrado em: ,