Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM realiza cerimônia de transmissão de cargo de reitor

IFAM realiza cerimônia de transmissão de cargo de reitor

por publicado: 29/06/2021 13h49 última modificação: 29/06/2021 13h49

Na manhã desta segunda-feira (28), servidores, alunos e representantes de entidades sociais participaram da cerimônia solene e simbólica que marca o início da nova administração do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). Na oportunidade, a reitora substituta, professora Lívia de Souza Camurça Lima, transmitiu ao professor Jaime Cavalcante Alves o cargo de reitor pro tempore da instituição. Devido à pandemia do novo coronavírus, o evento ocorreu de forma virtual.

O novo reitor pro tempore assume a gestão do IFAM pelo período remanescente do mandato de seu antecessor, o professor Antonio Venâncio Castelo Branco que faleceu no início deste ano, vítima de complicações causadas pelo novo coronavírus. Respondendo pela reitoria desde janeiro, a reitora substituta agradeceu o apoio dos servidores que auxiliaram e conduziram as atividades do Instituto até o momento da transmissão de cargo. “O lema amor à educação profissional como inspiração e instrumento para transformação de vidas foi o exemplo massificado e repetido por inúmeras vezes pelo professor Venâncio, oportunizar a mudança na vida dos nossos alunos. Desejo sucesso em levar a educação às mais distantes barrancas de rios neste imenso Amazonas. O trabalho com compromisso e respeito a todos com transparência é o melhor caminho”, disse.

O evento foi marcado por recordações e conquistas da gestão do professor Antonio Venâncio. Presente durante a cerimônia, José Gomes Venâncio, irmão do ex-gestor do IFAM, afirmou que o dia de hoje é histórico para o Instituto por ser uma nota etapa com desafios. “Enquanto família do professor Antonio, nós queremos dizer que um ciclo na nossa vida se fechou, um ciclo administrativo do Instituto se fechou e ficaram as boas lembranças de um homem dedicado a sua missão. Para o IFAM, inicia-se um novo ciclo, uma nova jornada com novos desafios. A educação é um grande desafio e precisa ser contínua. Na Amazônia, a educação tem um caráter diferente, é uma educação que perpassa por uma logística muitas vezes complicada e muito difícil. Sei que a nova gestão terá o desafio de manter as unidades do Instituto em funcionamento, mas sei que o IFAM quer alcançar localidades que ainda não chegou, locais distantes. Creio e desejo a todos nessa jornada muito sucesso. A formação profissional de todos vocês vai permitir isso”, disse.

A presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e reitora do Instituto Federal Catarinense (IFC), professora Sonia Regina de Souza Fernandes, recordou os momentos de vivência nas reuniões do Conselho com o professor Antonio Venâncio. “Aprendi muito com ele, com as experiências que o IFAM tem no interior do país, a importância da instituição. Nossa relação transcende o institucional pelo belo reitor comprometido com a defesa da educação como bem público, e da interiorização, da expansão do Instituto. Não podemos abrir mão dessa política pública que tão bem fez ao nosso país e que precisa ser preservada e ampliada. Professor Jaime, conte conosco para defender o custo amazônico por entender a complexidade que a região tem em relação às demais”, declarou.

Após a transmissão de cargo, o novo reitor pro tempore reconheceu as dificuldades em promover a educação na Amazônia e pediu união da comunidade acadêmica para desenvolver institucionalmente o IFAM. “A partir desse momento, precisamos nos unir em prol do desenvolvimento do Instituto Federal do Amazonas. Tenho plena consciência dos desafios que assumo ao tomar posse como novo reitor pro tempore. Desafios esses que, mesmo em tempos normais, requerem grandes esforços, pois grande é a geografia e a diversidade do estado do Amazonas. Desafios que, em contexto de crise sanitária e econômica, foram amplificados. Porém com a responsabilidade e a parceria de nossos servidores, nossos discentes, órgãos governamentais, iniciativa privada, o Conif e a nossa bancada federal amazonense passaremos por esse momento e continuaremos com o crescimento institucional que nossa instituição tem desde o fim de 2008”, afirmou o novo gestor do IFAM.

A mesa telepresencial teve ainda a presença do representante do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe-AM), professor José Eurico Souza; do pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Tiago Garantizado, representante do Fórum de Pró-Reitores do IFAM; do diretor-geral do Campus Tefé, professor Leandro Damasceno, representando o Fórum de Diretores Gerais do IFAM; e do representante dos discentes no Conselho Superior do IFAM, Matheus Ben-Hur.

Cerimônia de posse

O professor Jaime Cavalcante Alves tomou posse do cargo de reitor pro tempore do IFAM, no dia 18 de junho, presencialmente, no Gabinete do Ministro de Estado da Educação, em Brasília. No mesmo dia, o novo gestor entrou em exercício e exercerá o mandato até 2023, conforme nomeação declarada em Decreto Presidencial de 08/06/2021, publicado no Diário Oficial da União – DOU Nº 106, de 09/06/2021.

Alves foi eleito por meio de processo de consulta remota à comunidade acadêmica, realizado nos dias 15 e 16 de abril, quando obteve cerca de 73% dos votos válidos.

Formação e atuação no IFAM

Professor do IFAM há mais 20 anos, Jaime Cavalcante Alves é egresso da antiga Escola Agrotécnica do Amazonas. Mestre em Educação Agrícola e graduado em licenciatura plena em Ciências Agrícolas (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro). Já desenvolveu atividades no cargo de pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, além da direção geral de diversos campi do IFAM, na capital e no interior do Estado.