Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM realiza primeiro Encontro de Educação a Distância

IFAM realiza primeiro Encontro de Educação a Distância

EDUCAÇÃO A DISTANÇIA

Ocorreu na manhã desta quinta-feira (18) a abertura do Encontro de Educação a Distância do IFAM com o tema "A institucionalização da modalidade EaD na Amazônia: Desafios e Perspectivas."
por publicado: 19/06/2015 10h47 última modificação: 19/06/2015 10h48

Estavam presentes na mesa de abertura a diretora sistêmica da EaD, Profª Eliseanne Lima da Silva, a Diretora-Geral do Campus Manaus Centro, profª Maria Stela de Vasconcelos Nunes de Mello, o reitor do IFAM, Prof. Antonio Venâncio Castelo Branco, o Pró-Reitor de Ensino do IFAM, Prof. Antônio Ribeiro da Costa Neto, e o Diretor-Geral do Campus Itacoatiara, Prof. Allen Bitencourt. Evidenciando os desafios de educar no Amazonas, principalmente na modalidade EaD, o Prof. Antonio Venâncio abriu o encontro. "Quando nós falamos de educação, e falamos isso no âmbito da região Amazônica, deve ser visto com outros olhos. Imagina o que é fazer educação no Amazonas com grandes dificuldades de locomoção e acesso a internet." Destacou o reitor.

O Pró-Reitor de Ensino do IFAM, Prof. Antônio Ribeiro da Costa Neto frisou que "esse momento deverá marcar o processo de discussão da EaD na rede federal de educação profissional e tecnológica, para gerar um amadurecimento. O evento também servirá para adquirir informações e conhecimento com as oficinas e avaliação dos programas hoje existentes.Com quase 10 anos da Educação a Distância no Instituto, necessita-se fazer essa avaliação para sabermos dados concretos."

As Políticas Públicas para a Modalidade Educação a Distância no Estado Brasileiro

A Profª Drª Nara Maria Pimentel destacou que "no país com alto índice de desigualdade social, a EaD é uma modalidade que pode ser estratégica desde que aparada por políticas públicas eficientes. No âmbito do Amazonas é mais importância ainda, e a iniciativa do Instituto de fazer Educação a Distância a partir de realidade local é fundamental. Creio que nisso que a EaD tenha pecado, de trazer uma realidade única onde temos regiões com grandes peculiaridades".

A programação também contou com a Mesa Institucional Norte, onde representantes dos Institutos Federais do Norte debateram a situação real e atual da EaD nessa região do país. O Diretor de Ensino a Distância de Roraima, Professor Nadson Castro Reis, ressaltou que a realidade está começando a mudar com a atuação EaD em comunidades afastadas dos grandes centros.

O evento ocorre até amanhã no auditório Jorge Alberto Furtado com o objetivo de oportunizar espaço para reflexão e compartilhamento de conhecimentos e experiências em EaD.

registrado em: , , ,