Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM representado no XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU)

por publicado: 14/12/2023 13h27 última modificação: 14/12/2023 13h27

O XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), realizado nos dias 27 de novembro a 01 de dezembro em Florianópolis/SC, contou com a participação das bibliotecárias Karina Sales e Priscilla Carvalho. O seminário teve como tema: “Bibliotecas e sustentabilidade: Inovação, ciência e sociedade”. Além das oficinas e palestras que evidenciaram as diversas formas de atuação do profissional bibliotecário, ocorreu também a apresentação de trabalhos por meio de mesas colaborativas.

Na oportunidade, a Bibliotecária Priscilla Carvalho, apresentou o “Projeto Bibliomulher: representatividade na biblioteca, um estudo de caso no IFAM/Campus Tefé”.

O Projeto Bibliomulher, realizado em 2022, objetivou praticar a integração das discentes com a literatura escrita por mulheres, procurou sensibilizar as discentes com a identificação do espaço da mulher na sociedade, circulação de saberes e pensamento crítico. Tudo isso foi realizado no ambiente da biblioteca, confirmando seu papel como prática social.

Junto ao SNBU ocorreu também o XII Seminário Brasileiro de Bibliotecas e Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (SBBI), além de palestras relevantes para a Rede Federal, foi possível abrir um espaço de discussão entre os bibliotecários. Ao final os participantes organizaram um documento com recomendações acerca das Bibliotecas e deve ser encaminhado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) e demais Instituições representativas. Na ocasião também foi eleita a nova diretoria executiva CBBI 2023-2025, tendo Priscilla Carvalho como uma das representantes da região norte.

A bibliotecária Karina Sales destaca a participação no maior evento de bibliotecas universitárias, a oportunidade de atualização e troca de experiências, além da socialização com os pares, buscando melhores práticas para benefício da comunidade do IFAM.