Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM reúne bibliotecários de todo o Brasil em Seminário da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica

TECNOLOGIA

por publicado: 07/05/2015 13h46 última modificação: 07/05/2015 13h48

Realizado pela primeira vez na região Norte, a 8ª edição do Seminário Brasileiro de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica reuniu na noite desta quarta-feira, 06 de maio, representantes de cerca de 34 instituições federais de todo o país para debater temas relevantes à Biblioteconomia e Documentação e despertar discussões acerca do papel do profissional em seu ambiente de trabalho.

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) está sediando o evento que acontece até 8 de maio (sexta-feira), no Hotel Caesar Business Manaus, com diversas palestras, oficinas e mesa-redonda.

Estavam presentes na cerimônia, o reitor do IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco, o pró-reitor de ensino, Antonio Ribeiro da Costa Neto, o diretor geral do Campus Manaus Zona Leste, Aldenir Caetano, a presidente da comissão organizadora do evento, Cristiane Sinimbu, e a presidente da Comissão Brasileira de Bibliotecas das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Marouva Faqueti.

A presidente da comissão organizadora, Cristiane Sinimbu, destacou o corajoso desafio de trazer para a região Norte o maior evento de biblioteconomia na rede federal e a colaboração de todo o instituto para que o evento se realizasse.

O reitor do IFAM destacou a importância do evento e salientou que a figura do bibliotecário é de suma importância no fortalecimento do tripé ensino, extensão e pesquisa. “É o bibliotecário que proporciona um ambiente saudável para que nossos alunos possam absorver da melhor forma possível o conteúdo aprendido em sala de aula, já que muitos não possuem um local tranquilo em casa para realizar suas atividades extra sala de aula. Além disso, um evento deste porte faz com que profissionais de todo o Brasil possam trocar experiências exitosas e implantá-las em seus Institutos Federais”, disse Castelo Branco.

O primeiro dia do evento encerrou com a apresentação do cantor e egresso do Campus Manaus Zona Leste, Tony Medeiros, e com o grupo de dança de boi de ex-alunos do Campus Presidente Figueiredo.

O ponto alto do primeiro dia de evento foram as oficinas sobre blogs e redes sociais como ferramenta de visibilidade em bibliotecas, elaboração de projetos e captação de recursos, armazenamento em nuvens, além de introdução aos e-books.