Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM sobe em ranking de práticas de Governança em TI

IFAM sobe em ranking de práticas de Governança em TI

IFAM ganhou muitas posições no ranking e demonstra melhor uso dos recursos financeiros, administrativos e humanos na gestão de TI
por Ana Paula Batista publicado: 10/07/2017 07h45 última modificação: 10/07/2017 07h45

A cada dois anos, o Tribunal de Contas da União (TCU) avalia a Tecnologia da Informação (TI) na Administração Pública Federal com base nas ações e práticas de governança e de gestão de TI. Questionários foram aplicados em 368 órgãos federais com base nas leis, regulamentos, normas técnicas e modelos internacionais de boas práticas.

O Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) evoluiu muito desde a avaliação de 2014.  O Instituto ganhou 33 posições  entre as instituições de ensino avaliadas (total de 106), ocupando em 2016 o 36º lugar. Já na avaliação de 225 órgãos do Poder Executivo, o IFAM ocupa o 97º lugar e entre os 368 órgãos avaliados dos três poderes, a instituição garantiu o 176º lugar. Essa evolução indica o quanto o IFAM aperfeiçoou as ações relacionadas à Governança de TI e tem cumprido de forma adequada as recomendações dos órgãos de controle.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do IFAM, Carlos Tiago Garantizado, a meta para as próximas avaliações é estar entre os dez primeiros lugares nas instituições de ensino, entre os 40 melhores órgãos do Poder Executivo e até a 70ª posição do ranking dos três poderes. "Nosso crescimento deve-se ao amadurecimento dos processos na DGTI juntamente com os novos sistemas implantados e também na integração deles. Essa evolução contará também com o apoio do Comitê de TI, onde novos processos serão criados e outros serão amadurecidos. O grande desafio foi a questão do contingenciamento do orçamento que dificultou a realização de outras ações, porém tivemos apoio incondicional do reitor na tomada de decisões", disse ele.