Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFAM terá em breve laboratório certificado pelo INMETRO

IFAM terá em breve laboratório certificado pelo INMETRO

Laboratório que está localizado no Campus Manaus Distrito Industrial recebeu a visita do presidente do INMETRO na última semana
por Ana Paula Batista publicado: 17/04/2017 13h57 última modificação: 17/04/2017 14h01

Em breve o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM) inaugura o Centro de Tecnologia Professor Harlan Marcelice (CTHM) no Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI) com o objetivo de estimular e realizar a pesquisa aplicada e desenvolver novas tecnologias para a indústria.

Na última quarta-feira, 12, o CTHM recebeu a visita do presidente do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Carlos Augusto de Azevedo, do presidente do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem), Márcio André Brito, do coordenador-geral de Articulação Internacional do Inmetro, Jorge Cruz e do chefe de gabinete, Daniel de Souza Campos.

Juntamente com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro, eles conheceram a infraestrutura do Centro e seus laboratórios, dentre eles o Laboratório de Ensaios e Conformidade de Componentes e Modelos De Bicicletas (LECCOMB) que tem a chancela do Inmetro e será um dos "braços" de apoio do órgão no Estado.

O presidente do Inmetro revelou o desejo de ampliar as parcerias com o Instituto e destacou a importância do laboratório para o polo de duas rodas na região. "Este é o primeiro laboratório da região Norte a ser chancelado pelo Inmetro, ou seja, ele está habilitado para realizar ensaios e testes de partes e peças de bicicletas dentro das normas exigidas pela ABNT", disse Carlos Azevedo durante a visita.

O laboratório é resultado do Convênio Mercosul – União Europeia DCI-ALA 2009/19707, em parceria com o INMETRO por meio de um acordo de cooperação. Segundo o reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, o objetivo é fortalecer o Centro de Tecnologia e aportar as ações do Distrito Industrial. "Atualmente, o Pólo Industrial de Manaus é considerado um dos mais modernos na América Latina, concentrando aqui indústrias de ponta. Com o CHTM teremos condição de desenvolver produtos, soluções tecnológicas, atuar na pesquisa aplicada e na certificação. E vamos aproveitar esse nicho e nos tornar referência na região Norte", ressaltou o reitor.

registrado em: ,