Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO

III ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO

III ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO ENCERRA SEMANA COM SUCESSO

III Encontro de integração encerra semana com sucesso no IFAM campus Manaus Centro.
publicado: 21/06/2018 16h05 última modificação: 21/06/2018 20h47

III ENCONTRO DE INTEGRAÇÃO ENCERRA SEMANA COM SUCESSO

O III Encontro de Integração entre Ensino, Pesquisa e Extensão, encerrou sua semana na última sexta (15), com a participação de servidores dos campi da capital e do interior. Além de servidores, a reitoria esteve presente para debater temas como o ensino, pesquisa e desafios do Instituto Federal do Amazonas – IFAM.

O reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco destacou a importância do tripé ensino, pesquisa e extensão e afirma que a instituição está vencendo desafios e buscando através da prática da carga horária de alguns cursos que possuíam cargas horárias demasiadamente elevadas”.

PESQUISA & INOVAÇÃO

´´O IFAM tem o viés muito fácil de pesquisa aplicada. Desenvolver novas tecnologias, novos produtos para gerar emprego e renda, para atuar nos arranjos produzidos locais e para melhorar a vida da nossa sociedade´´ explicou o pró-reitor de pesquisa, pós-graduação e inovação, José Pinheiro de Queiroz Neto, sobre a importância da pesquisa e integração para o IFAM.

ENSINO

Com a representação de 15 campi a pró-reitora de Ensino, Lívia de Souza Camurça Lima fala da importância do tripé ensino. ´´Temos que compreender que esse tripé não pode andar separadamente´´ Grupos de trabalhos foram envolvendo a extensão e o ensino, alinhando e desenvolvendo um trabalho conjunto.

Para a pró-reitora de Ensino, eventos que integram o tripé ensino, pesquisa e extensão, fortalecem o contato com aqueles que estão na ponta, ou seja, nos campi. “Estamos caminhando juntos para nos fortalecer. Eventos que integram são extremamente importantes, pois temos a oportunidade de compartilhar o que está dando certo e crescer enquanto instituição”, afirmou ela.

EXTENSÃO

A Pró-Reitoria de Extensão (Proex) encerrou a semana de integração após debater sobre a importância de ferramentas essenciais para a extensão no Instituto Federal do Amazonas, onde profissionais de outros institutos federais puderam compartilharam suas práticas, contribuindo para o fazer acadêmico e também para o conhecimento de seus servidores.

Segundo a pró-reitora, Sandra Magni Darwich, a extensão está inserida no contexto do desenvolvimento e da inovação. “A extensão possibilita a formação do profissional cidadão e por meio de suas atividades têm desenvolvido importantes projetos na área da pesquisa e da inovação. Vale ressaltar que a extensão torna-se ferramenta para conectar a instituição acadêmica com as comunidades.