Você está aqui: Página Inicial > Notícias > III Semana de Ciência e Tecnologia do IFAM tem lançamento de livros inéditos

III Semana de Ciência e Tecnologia do IFAM tem lançamento de livros inéditos

Livros sobre política, agroextrativismo e vários outros assuntos foram lançados na III Semana de C&T do IFAM.
publicado: 18/10/2018 14h03 última modificação: 18/10/2018 14h03

Na terceira edição da Semana de Ciência e Tecnologia: Ciência para Redução das Desigualdades, realizada pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM) com parceria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no campus do município de Humaitá, um dos grandes destaques foi o lançamento do livro: Mulheres, organização e produção agroecológica: Floresta Nacional de Tefé, organizado pela Profª. Drª Rita de Cássia Fraga Machado, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Prof. Dr. Aildo da Silva Gama do IFAM.

A obra possui contribuições de vários estudiosos da área, tais como: Amanda Motta de Castro, Émila da Silva de Andrade, Zila Silva de Castro, Helder Oliveira Frazão, Paulo Roberto Nunes de Menezes e Irene da Mata Cacheado do Nascimento, além de ter o prefácio assinado por Sandra Magri Darwich. Com isto o conhecimento ficou muito mais aprofundado.

O livro nada mais é que o resultado de três anos de pesquisa do projeto Organização, Informação e Mobilização Produtiva de Mulheres da Floresta na Promoção de Autonomia por Meio do Estímulo à Prática Agroextrativista e Agroecológica na perspectiva da Economia Feminista, financiado pelo Ministério do desenvolvimento Agrário, através da Diretoria de Política Pública para Mulheres Rurais – DPPMR.

Além de trazer grandes colaborações para a organização produtiva das mulheres com a produção de quintais florestais e artesanatos de comunidades, busca contribuir com a renda familiar e a venda dos produtos em feiras de agricultura e outros mercados locais, além de promover a melhoria na saúde alimentar e sustentável das pessoas.

Na ocasião a professora lançou outros livros como Educação Popular em Debate; Educação como ato Políticos e Estudos Feministas Volume II, resultados de projetos acadêmicos.