Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inauguração da biblioteca comunitária Moyray

Inauguração da biblioteca comunitária Moyray

Após meses de planejamento, a biblioteca foi entregue à comunidade indígena Moyray, nesta quinta-feira (15/11).
por publicado: 16/12/2016 13h16 última modificação: 16/12/2016 13h16

Um espaço para democratizar o acesso à leitura e à informação na zona rural do município de Autazes (AM). Esse é objetivo da Biblioteca Comunitária Moyray, implantada pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), por meio da colaboração de técnicos e alunos do Instituto Federal do Amazonas (IFAM).

Após meses de planejamento e de diversas ações, a biblioteca foi entregue à comunidade indígena Moyray, nesta quinta-feira (15/11), com a participação de comunitários, alunos e servidores do IFAM e representantes de instituições indígenas, como a Fundação Nacional do Índio (Funai) e Associação dos Professores Indígenas da Etnia Mura de Autazes.

Na ocasião, houve a entrega simbólica dos certificados aos alunos dos cursos de Artesão de Artigos Indígenas e Operador de Beneficiamento de Pescado (FIC do Pronatec).

Implantação da biblioteca

Neste mês de dezembro, a Proex realizou duas ações para implantação do espaço de leitura na comunidade. No primeiro dia, foram realizadas oficinas com o objetivo de capacitar a comunidade em diversos temas voltados ao desenvolvimento sustentável, como produção de tintas ecológicas e reutilização de garrafas para confecção de puffs e filtro de água. Participaram servidores e alunos dos campi Manaus Centro, Manaus Zona Leste e Presidente Figueiredo, além da Reitoria.

Já no segundo dia, servidores do Campus Manaus Zona Leste e da Reitoria capacitaram os comunitários quanto ao manuseio e conservação do acervo da biblioteca.