Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inauguração de sede definitiva do IFAM em Itacoatiara

Inauguração de sede definitiva do IFAM em Itacoatiara

Inauguração de sede definitiva do Campus IFAM no Município de Itacoatiara

IFAM inaugura sede definitiva no município de Itacoatiara com a presença do Ministro da Educação Rossieli Soares.
publicado: 08/07/2018 16h32 última modificação: 09/07/2018 08h29

Na manhã deste último sábado, 07 de julho, foi realizada a solenidade de inauguração do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) campus Itacoatiara, a solenidade contou com a presença do Ministro da Educação, Rossieli Soares, o Reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco além de servidores, alunos, autoridades do município e comunidade externa. O projeto poderá atender 1.200 estudantes, divididos em três turnos de ensino.

Rossieli Soares destacou a importância do Campus Itacoatiara para a região e afirmou que a parceria entre o ministério e o instituto continuará. “A obra está concluída e este é um prédio determinante para a conexão de toda a comunidade e o desenvolvimento da região. Há planos que estão sendo estudados para  expandir as possibilidades do instituto e no segundo semestre podemos ter novidades”, afirmou.

O IFAM está em Itacoatiara desde 2014, funcionando em diferentes locais provisórios, mas iniciou as atividades na sede definitiva em maio de 2018. Oferece cursos técnicos nas modalidades integrado e subsequente, além de ensino a distância (EaD), e conta atualmente com 739 estudantes matriculados e 50 servidores, entre professores e técnicos-administrativos.

O Reitor do IFAM, Antônio Venâncio Castelo Branco, ressaltou que Itacoatiara tem se consagrado como uma cidade universitária e que, em breve, haverá a oferta de novos cursos. “O diferencial do instituto é que ele oferece cursos que estão em harmonia com os arranjos produtivos locais”, disse. Na oportunidade o reitor Antonio Venâncio prestou homenagens ao ex-reitor do IFAM, Professor João Martins Dias, responsável pela implantação do Campus Itacoatiara, e ao professor Allen Bitencourt de Lima, primeiro gestor do Campus.

A diretora geral do Campus Itacoatiara professora Leonor Toro, falou sobre os desafios em levar ensino as cidades do interior do estado, e agradeceu o empenho de todos os servidores e alunos para a realização desse projeto.

O Campus Itacoatiara possui uma área total construída de 3.050,61 m², distribuída em dois pavimentos. No bloco principal, o prédio dispõe de auditório com capacidade para 220 pessoas, salas da direção, de reunião e dos professores, além de espaços de atendimento ao aluno e médico, departamentos administrativos e pedagógicos, secretaria escolar, copa, cantina, guarita de segurança e estacionamento.

Conta ainda com seis laboratórios, sendo um de física, um de química, um de biologia e três de informática, nove salas de aula, biblioteca, banheiros e salão de convivência. Na unidade, são ofertados os cursos de administração, agropecuária, agronegócio, informática e meio ambiente, nas modalidades integrado e subsequente, além dos cursos da educação a distância (EaD).

Confira as mais fotos do evento: http://bit.ly/inauguração-itacoatiara-fotos