Você está aqui: Página Inicial > Notícias > INCUBADORA DO IFAM COMPLETA 15 ANOS DE ATUAÇÃO.

INCUBADORA DO IFAM COMPLETA 15 ANOS DE ATUAÇÃO.

A Incubadora de empresas do IFAM, completou 15 anos de atuação de trabalhos com empreendedorismo no Amazonas.
publicado: 25/06/2018 13h24 última modificação: 25/06/2018 13h24

No último dia 13 de junho, a Incubadora de empresas do Instituto Federal do Amazonas completou 15 anos de atuação de trabalhos com empreendedorismo no Amazonas.

Em pouco mais de uma década, a AYTY ofereceu mais de 1623 capacitações, gerou mais de R$ 22.994.033.44 em negócios.

A coordenadora sistêmica, Maria Goretti Falcão de Araújo, salienta a importância e o papel do IFAM com suas ações de empreendedorismo executadas no Amazonas, colocando em prática o conhecimento obtido com o auxílio da incubadora AYTY desenvolvendo novas tecnologias e modelos sustentáveis de negócios.

No último dia do III Encontro de Integração entre o Ensino, Pesquisa e Extensão, a pró-reitora de Extensão Sandra Magni Darwich destacou a importância do empreendedorismo nas matrizes curriculares e de inseri-lo em sua grade curricular além de ressaltar que as instituições e os gestores devem apoiar quem quer aprender.

CASOS DE SUCESSO

Durante 15 anos, empresas de diversos segmentos passaram pela incubação no IFAM. Um dos exemplos de sucesso é a empresa Na Floresta, incubada no Campus Manaus Zona Leste (CMZL) e produtora de chocolate com cacau amazônico. Com o chocolate Na’Kau - Chocolate Amazônico, a empresa tem obtido resultados positivos o que possibilitaria a expansão, exportando o produto para o mercado americano, europeu e asiático.

Outro exemplo é o restaurante mexicano El Dino, localizado no Parque das Laranjeiras, que em breve abrirá a segunda unidade do empreendimento no bairro Vieiralves em Manaus-AM.

Para o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a instituição continuará apoiando as iniciativas de empreendedorismo e as inserindo no contexto acadêmico. “Temos promovido eventos que instiguem nossos alunos e servidores a empreender. O prêmio IFAM Empreendedor - coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão - PROEX, é exemplo disso. Estaremos sempre abertos a novas ideias e extremamente satisfeitos com o trabalho ímpar que a AYTY tem feito nos últimos anos, sendo reconhecida nacionalmente pelas ações junto a startups e ao meio empresarial”, ressaltou.

PRÊMIO JARAQUI GRAÚDO

Em 2016 o IFAM conquistou o Prêmio Jaraqui Graúdo, na categoria Melhor Incubadora. Promovido pelo grupo Jaraqui Valley, o evento premia as melhores ações e agentes de empreendedorismo do Estado do

Além da categoria Melhor Incubadora, a AYTY concorreu ainda como Melhor Universidade Empreendedora e Melhor Ação para Startups com o Hotel Tecnológico. Este ano, a cerimônia com os vencedores ocorreu no Restaurante Bodega da Vila, localizada no bairro Nossa Senhora das Graças, em Manaus. Amazonas.