Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Instituições de Ensino Superior do Amazonas Reforçam Cooperação para Avanço Acadêmico e Inovação

por publicado: 24/04/2024 09h16 última modificação: 24/04/2024 09h59

Manaus, 23 de abril de 2024 – Em um movimento estratégico para fortalecer o ensino público no Amazonas, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM), a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Federal do Amazonas (UFAM) iniciaram as tratativas para a formalização do Acordo de Cooperação Técnica (ACT) em cerimônia realizada na sede da UEA. A assinatura contou com a presença dos reitores Jaime Cavalcante Alves (IFAM), André Zogahib (UEA) e Silvio Puga (UFAM), além de suas equipes gestoras, marcando um dia significativo para a educação superior na região.

O acordo, que já vinha propiciando colaborações profícuas, ganha agora novas dimensões com a formalização desta ação. Este ACT não é apenas uma continuação das relações já estabelecidas, mas uma ampliação do compromisso entre as instituições em atuar conjuntamente em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação. A colaboração mútua visa a criação de um ambiente acadêmico ainda mais rico e diversificado, beneficiando diretamente os alunos e a comunidade acadêmica em geral.

Um dos pontos objetivos desta cooperação é a integração dos docentes das três instituições nos diversos programas de pós-graduação ofertados, uma iniciativa que promete enriquecer o currículo acadêmico e expandir as oportunidades para pesquisadores e estudantes. Com o ACT, IFAM, UEA e UFAM pretendem criar uma base sólida para o intercâmbio de conhecimento e experiências, que são essenciais para a evolução do ensino superior no estado.

Os reitores destacaram a importância desta parceria para a promoção da excelência acadêmica e inovação. "Estamos comprometidos em trabalhar juntos para superar desafios e maximizar nossas forças. A união entre IFAM, UEA e UFAM fortalece o nosso papel como instituições líderes no progresso educacional e no desenvolvimento do nosso estado", afirmou o reitor Jaime Cavalcante Alves.

Além disso, o ACT abrange uma série de atividades conjuntas que incluem o desenvolvimento de programas de intercâmbio, projetos de pesquisa aplicada e eventos acadêmicos que deverão contribuir significativamente para o enriquecimento cultural e científico da região.

Este acordo entre IFAM, UEA e UFAM é um exemplo de como a colaboração e o trabalho em conjunto podem resultar em avanços significativos para a educação, trazendo benefícios não apenas para as comunidades universitárias, mas para todo o Estado do Amazonas. Com esse novo capítulo, as instituições reafirmam seu compromisso com um ensino público de qualidade, acessível e inovador.