Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Institutos Federais são destaque em sistema de avaliação internacional.

Notícias

Institutos Federais são destaque em sistema de avaliação internacional.

Os resultados são da penúltima avaliação no ano de 2015 pelo programa e refletem os resultados dos estudantes dos Institutos Federais superaram a média dos estudantes no Brasil nas três áreas avaliadas, inclusive superando os resultados de estudantes dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Coreia do Sul na área de Ciência.
por publicado: 12/12/2019 10h26 última modificação: 13/12/2019 10h48

 

 

 

 

No dia 6 de dezembro foi publicado o resultado do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). A ação é coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e tem como objetivo o monitoramento de conhecimentos e habilidades de estudantes de 70 países, considerando saberes das Ciências, Leitura e Matemática. 

De acordo com os números da avaliação realizada em 2015, a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, na qual está inserido o Instituto Federal do Amazonas (Ifam), obteve resultado expressivo na avaliação. “Os resultados dos estudantes da Rede Federal superaram a média dos estudantes no Brasil nas três áreas avaliadas, inclusive superando os resultados de estudantes dos Estados Unidos, Reino Unido, Alemanha e Coreia do Sul na área de Ciência”, pontua o reitor do Ifam, Antonio Venâncio Castelo Branco. 

Segundo o reitor, se for considerado apenas os resultados da Rede Federal, o Brasil ocuparia a 11º posição entre 70 países em Ciência, e a 2º posição em Leitura, e assim superaria a média do Brasil em mais de 100 pontos. “O Ifam certamente contribuiu para que a Rede Federal atingisse essa colocação, trabalhamos incansavelmente para formação do indivíduo de forma plena e integral, preparando para o mundo e em sintonia com o meio onde vive”, disse Castelo Branco.

Estrutura do Ifam

O Ifam faz parte de uma estrutura muticampi e possui 16 campi (três na capital e treze no interior) mais Reitoria. Atualmente, o Instituto conta com mais de 26.000 (vinte e seis mil) alunos matriculados e pouco mais de 2.000 (dois mil) servidores. 

A atual estrutura do Ifam foi instituída por meio da Lei 11.892/2008, e surgiu como resultado da unificação do Centro Federal de Ensino Técnico, o Colégio Agrícola de São Gabriel da Cachoeira e o Colégio Agrícola do Amazonas. O Instituto tem como objetivo contribuir com a formação profissional e tecnológica de excelência, e faz parte de um conjunto de ações sinergéticas do governo federal no sentido de promover justiça social e criação de renda e emprego nos territórios onde está inserido. 

“O Instituto Federal do Amazonas tem como seu principal objetivo promover a educação para a sustentabilidade. Em sua essência, o Instituto proporciona educação pública de qualidade para aqueles que mais precisão dela. O Ifam faz parte da rede federal de educação e desde sua criação em 1909, por meio do decreto lei assinado pelo então presidente Nilo Procópio Peçanha. A Rede Federal tem como objetivo maior proporcionar a educação profissional aos desvalidos da fortuna, e até hoje essa missão é aplicada no IFAM”, destacou Venâncio. 

O Ifam proporciona educação pública de qualidade referenciada no mundo. Isso é possível por conta da verticalização do ensino onde o Instituto oferece educação nos níveis médio técnico (integrado, subsequente e EJA), graduações (licenciaturas, bacharelados e tecnológicos), pós-graduações (especializações, mestrados e doutorado).

Clique aqui para conferir o resultado de 2015 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), especificamente a parte sobre o Brasil 

Clique aqui para obter o resultado completo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) de 2015.

Clique aqui para acessar reportagem do Conif sobre o resultado da Rede Federal no Pisa. 

Fonte do gráfico: Portal do Conif

Os resultados do ano de 2019 onde podermos observar o desempenha da Rede Federal de Educação ainda não foram divulgados pelo Ministério da Educação.