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Internacionalização: Professores participam de Congresso no Chile

Eles representam os campi de Parintins, Maués e Coari em Congresso Internacional de Informática Educativa
por Ana Paula Batista publicado: 01/12/2016 13h37 última modificação: 01/12/2016 13h37

E os campi de Parintins, Coari e Maués também estão sendo representados pelos professores-pesquisadores David Ramos, Euler Vieira, Priscilla Batista do Nascimento (mestranda da UFAM) e Ilmara Ramos no Congresso Internacional de Informática  Educativa (TISE 2016) que acontece até hoje, 01, em Santiago, Chile. Eles apresentaram durante os três dias de evento, oito artigos científicos desenvolvidos no campus Parintins, com fomento da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).

Além dos professores, estudantes do curso técnico Integrado em Informática, campus Parintins, também participam do evento.

Os trabalhos selecionados foram aceitos nas categorias Full Papers e a Short Papers.  Os trabalhos apresentados foram: 


Uma Ferramenta baseada em Grafo para Identificação e Visualização de Trilhas de Aprendizagem: Apresenta uma ferramenta de identificação e representação de trilhas de aprendizagem e a visualização de ações realizadas no AVA Moodle. O modelo extrai os dados contidos nos registros do banco de dados e utiliza a estrutura de grafos, como base, para modelar as informações sobre as trilhas de aprendizagem dos alunos e apresentá-las visualmente aos docentes e tutores.

Sistema para Recomendação de Ação Pedagógica utilizando Raciocínio Baseado em Casos no Ensino de Introdução à Programação: Alunos iniciantes em cursos de computação apresentam dificuldades de aprendizagem nas disciplinas introdutórias de programação. Com isso, professores podem utilizar ferramentas de apoio ao processo de ensino e aprendizagem para auxiliar os alunos. Diante desse contexto, este trabalho descreve a proposta de desenvolvimento de uma ferramenta que será integrada por meio de um plugin ao ambiente virtual de aprendizagem Moodle. Tal ferramenta emprega a técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) para sugerir uma ação pedagógica, a partir de um problema de aprendizagem do aluno.

Sistema de Combinação Social em um Ambiente Virtual de Aprendizagem: Aborda o desenvolvimento de um sistema para recomendação de grupos em um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) baseada nas trilhas de Aprendizagem dos discentes. O objetivo é sugerir ao professor, grupos de alunos para realizar atividades colaborativas visando contribuir com o processo de ensino-aprendizagem.


On the use of Scrum for the management of research-oriented projects: Apresenta um estudo de caso da aplicação do Scrum, uma metodologia ágil para gerenciamento de desenvolvimento de software, no âmbito de projetos orientados para a pesquisa. Participaram do estudo, um grupo formado por alunos do curso de graduação da Ciência da Computação, mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação de Informática da Universidade Federal do Amazonas.

O Scrum controla todo o processo de investigação e de revisão inicial da literatura, por meio da fase de desenvolvimento de software, à escrita e apresentação do projeto final ou tese. Durante o estudo, a metodologia foi adaptada para o contexto da pesquisa, procurando resolver as questões que afetam o progresso da produção científica. No final de cada Sprint, a equipe realizou uma reunião para validar os artefatos Scrum, trocar experiências e realizar um debate sobre o que a equipe produziu durante a Sprint. Observações e pesquisa de opinião mostram que os resultados foram satisfatórios, mostrando o desenvolvimento da produção e qualidade do trabalho científico. Este artigo apresenta sugestões para melhorias no uso da metodologia Scrum em grupos de pesquisa.

Fazenda 3D: um ambiente tridimensional de uma propriedade rural: Cursos técnicos em agropecuária tem como  objetivo preparar o aluno para planejar, implementar, acompanhar e avaliar projetos agropecuários, analisando recursos disponíveis, situações técnicas, econômicas e social da propriedade rural e da região, assim como priorizar a conservação ambiental. Os discentes destes cursos precisam de uma área para a prática de campo como uma fazenda, porém existem casos que tal infraestrutura não está disponível. Nesse contexto, o uso de softwares educacionais pode ser uma solução para amenizar tal situação. Portanto, como contribuição, este trabalho apresenta um ambiente virtual tridimensional (Fazenda 3D), que simula uma propriedade rural, desenvolvido utilizando-se software livre. O usuário pode navegar pelos setores da propriedade a fim de conhecer suas estruturas e setores. Um experimento foi realizado, sendo o software aprovado por um docente e discentes da área técnica.

Raciocínio Baseado em Casos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem: Uma Revisão Sistemática da Literatura: Apresenta os resultados de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre o emprego da técnica de Raciocínio Baseado em Casos (RBC) em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA). Foram analisados quais são os atributos utilizados para a representação do caso, quais são as medidas de similaridade empregadas e como a aplicação desta técnica contribui para a personalização do ensino. Foram encontradas 183 publicações, e após a aplicação dos filtros foram selecionadas 25 publicações para a extração das informações. Os resultados evidenciaram que existe um número significativo de publicações que utilizam a técnica de RBC para promover o ensino personalizado.

O uso de Dashboard na Identificação do Desempenho de Alunos de Matemática Básica: artigo apresenta o Visual Learning Analytics Dashboard, uma ferramenta para visualizar as avaliações dos alunos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem. O objetivo da pesquisa é analisar quais são as contribuições do uso da ferramenta na identificação do desempenho de alunos na disciplina de Matemática Básica. Para validação funcional, aplicou-se uma pesquisa exploratória por meio de um estudo de caso para comprovar a viabilidade da abordagem. Realizou-se uma sessão avaliativa preliminar com uma turma de alunos de uma Escola Pública acessando a ferramenta no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle. O professor da turma acompanhou o experimento e avaliou a ferramenta por intermédio de um questionário. Os resultados iniciais apontam que a abordagem é promissora, pois permite aplicação de intervenções pedagógicas com base nas informações fornecidas pela ferramenta.

LMS Monitor: An application for academic and performance monitoring of students in LMS: As aplicações desenvolvidas especificamente para apoiar Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) foram consideradas eficazes quando utilizadas em modelos de ensino à distância e híbridos. São recursos especialmente atraentes e poderosos em áreas geográficas onde o acesso é difícil, como em pequenas comunidades e vilas dentro da floresta amazônica brasileira. Como o uso desses sistemas trouxe mudanças no processo de ensino-aprendizagem, o acompanhamento e o rastreamento do desempenho dos alunos também tiveram que ser repensados.

O artigo apresenta o desenvolvimento de um plugin LMS Monitor para ajudar os educadores na análise do desempenho acadêmico dos alunos no AVA Moodle. A ferramenta destina-se a coletar dados indicativos de acesso dos alunos e participação em ambientes e atividades de salas de aula virtuais. Em um estudo de caso inicial na Universidade Federal do Amazonas (UFAM / Brasil), o Monitor LMS foi disponibilizado aos educadores em dois cursos modelo de aprendizagem híbridos. A usabilidade e a praticidade da ferramenta foram avaliadas pelo TAM (Technology Acceptance Model) com escala de Likert. Os resultados da avaliação indicaram que o Monitor de LMS é um apoio efetivo de apoio aos educadores no monitoramento pedagógico e na análise de desempenho dos alunos, contribuindo significativamente para melhorar as taxas de retenção e promoção dos alunos.

Segundo a professora pesquisadora Ilmara Ramos as temáticas dos artigos são resultados de pesquisas em andamento e finalizadas realizadas durante o mestrado e também de softwares desenvolvidos e aplicados dentro no âmbito de IFAM. Em linhas gerais as pesquisas têm o intuito de aprimorar a relação teórica- prática do docente com os discentes no processo de Ensino-Aprendizagem.