Você está aqui: Página Inicial > Notícias > JIF 2016: Atletismo do IFAM garante medalhas e pódio no resultado geral

JIF 2016: Atletismo do IFAM garante medalhas e pódio no resultado geral

Foram três dias de competições no complexo esportivo do Comando Militar do Planalto, em Brasília
por Milton Barros publicado: 08/10/2016 12h37 última modificação: 09/10/2016 12h15

Após três dias de competições no atletismo, os atletas do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) confirmaram, mais uma vez, o favoritismo na Etapa Nacional dos Jogos dos Institutos Federais ao conquistar o 1º lugar geral na modalidade feminino e 3º lugar no masculino. As provas foram disputadas na pista de atletismo do complexo esportivo do Comando Militar do Planalto, em Brasília. Acostumados ao clima de Manaus, os atletas do IFAM tiveram que superar o primeiro dia de competições que foi marcado pela forte chuva que caiu em Brasília, colocando mais dificuldade na hora das provas.

Arremesso de peso, dardo e lançamento de disco

No arremesso de peso a aluna Ana Raquel Marques conseguiu a medalha de prata com a marca de 9,59 e Lázaro Mariano também ficou com a prata marcando 13,09. O IFAM garantiu medalha de ouro no dardo masculino e feminino com os alunos Lázaro Mariano e Karícia da Costa com 47,53 e 36,39, respectivamente. No lançamento de disco a aluna Anna Ayla conquistou a segunda colocação com a marca 26,06 e o aluno Lázaro Mariano quebrou o recorde na modalidade e garantiu o lugar mais alto do pódio com a marca de 38,39.

Salto em distância, altura e triplo

O aluno Agleison Barros conqusitou o segundo lugar no salto triplo e o terceiro lugar no salto em distância com as marcas 12,80 e 6,23, respectivamente. No feminino  a aluna Karícia da Costa garantiu o terceiro lugar para o Instituto no salto em distância e triplo com as marcas 4,97 no primeiro e 10,97 no segundo. No salto a distância, o IFAM subiu no pódio com a aluna Nayme Miranda, que garantiu o segundo lugar com 1,43.

Medalhas nas corridas

Letícia Martins e Juvaldir Santos representaram o IFAM no 800m feminino e masculino e conquistaram medalha de bronze e prata, respectivamente.No 100m feminino a aluna Diana Lima ficou em terceiro lugar, já nos 200m e 400m a aluna conquistou a medalha de ouro. Diana é atualmente a recordista nas três provas.

No revezamento 4x400 feminino, o IFAM ficou em 1º lugar com as atletas Letícia Martins, Karícia da Costa, Diana Lima e Nayme Miranda. No 3000m feminino, Letícia Martins foi a segunda mais rápida, ficando com a medalha de prata e no 1500 masculino Juvaldir também ficou com a prata.

CLASSIFICAÇÃO GERAL

O IFAM ficou em primeiro lugar geral feminino com 144 pontos, seguido por IFSC e IFRO. No masculino, o IFAM garantiu o terceiro lugar com 78 pontos, completaram o pódio IFRO, primeiro lugar, e IFFAR, segundo lugar geral. O Instituto Federal do Amazonas conquistou 23 medalhas sendo 9 de ouro 7 de prata e 7 de bronze.

IFAM no  JIF - Etapa Nacional

Neste ano, o Instituto conta com 40 estudantes-atletas. Além do atletismo, o IFAM participa nas competições de natação, xadrez feminino e handebol masculino.

Os jogos são promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec – MEC) e acontecerão até o próximo domingo (09).

A etapa nacional reúne estudantes de todos os institutos federais que venceram a etapa regional. Eles competem em modalidades coletivas e individuais: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, voleibol, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e xadrez.