Você está aqui: Página Inicial > Notícias > JIF 2016: IFAM é vice-campeão no handebol masculino

JIF 2016: IFAM é vice-campeão no handebol masculino

Partida final foi contra o Instituto Federal do Rio Grande do Norte na Universidade Católica de Brasília
por Milton Barros publicado: 10/10/2016 15h26 última modificação: 10/10/2016 16h25

O handebol masculino do Instituto Federal do Amazonas (IFAM) fez esse ano sua melhor campanha no Jogos Nacionais dos Institutos Federais. O time garantiu a medalha de prata depois de uma disputa contra o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Participaram da modalidade os times do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal do Espírito Santo, Instituto Federal de Mato Grosso, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Federal do Amazonas e Instituto Federal Farroupilha.

Caminhada ao pódio

A equipe do IFAM no handebol masculino chegou a Brasília com 6 alunos do campus Manaus Centro, 4 de Coari, 4 de Humaitá e 1 de Manacapuru. O primeiro desafio foi no dia 5 de outubro onde tiveram que enfrentar o Instituto Federal Farroupilha, a partida foi equilibrada mas o IFAM levou a melhor e estreou nos jogos com vitória de 25 a 22.

Após vencer a primeira partida, o time tinha como próximo adversário o Instituto Federal do Rio Grande do Norte. O IFAM não levou a vitória e ficou a um passo de não avançar na disputa. Com a derrota, o IFAM precisava da derrota do IFFar para o IFRN. E foi o que aconteceu. O IFAM avançou para a semi-final.

Na semifinal a partida foi contra o Instituto Federal de Mato Grosso. A disputa foi emocionante e disputada ponto a ponto. O IFAM levou a melhor e ganhou com placar apertado de 20 a 19.

Chegada a hora da grande final o IFAM enfrentou mais uma vez o IFRN, pra quem já havia perdido anteriormente. A partida começou disputada com gols e cada equipe ficando a frente por algum momento. No segundo tempo o IFRN abriu um placar de diferença de 7 pontos e ficou difícil para o IFAM recuperar.

Resultado Final

Com o fim da partida o IFRN ficou com a medalha de ouro e o IFAM a medalha de prata. O terceiro lugar ficou com o IFNMG.

IFAM no  JIF - Etapa Nacional

Neste ano, o Instituto conta com 40 estudantes-atletas. Além dda natação, o IFAM participa nas competições de atletismo, xadrez feminino e handebol masculino.

Os jogos são promovidos pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o apoio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec – MEC) e acontecerão até o próximo domingo (09).

A etapa nacional reúne estudantes de todos os institutos federais que venceram a etapa regional. Eles competem em modalidades coletivas e individuais: atletismo, basquete, futebol, futsal, handebol, judô, voleibol, vôlei de praia, natação, tênis de mesa e xadrez.