Você está aqui: Página Inicial > Notícias > JIFS 2017: Alimentando um batalhão de atletas

JIFS 2017: Alimentando um batalhão de atletas

A cada refeição é consumida 1 tonelada de alimentos
por Ana Paula Batista publicado: 07/10/2017 15h01 última modificação: 07/10/2017 15h01

Seis dias de competições, 1200 estudantes-atletas participando, 34 delegações e 11 modalidades esportivas coletivas e individuais. Os números impressionam e é preciso uma verdadeira “operação de guerra” para atender a este batalhão de atletas e integrantes da comissão técnica.

Até o domingo, 08 de outubro, serão consumidas 18 toneladas de alimentos durante o café da manhã, almoço e jantar. Segundo a nutricionista do hotel, Thays Lima, o cardápio foi elaborado para suprir a demanda calórica dos atletas antes e após as competições. “Temos uma variedade de pratos para os atletas. Em cada refeição usamos 100kg de arroz, 80kg de feijão, 150kg de carne branca, 150kg de carne vermelha, além de saladas diversas, seis tipos de sobremesa, dois tipos de frutas e um queijo”, disse ela ao revelar que a cada refeição são consumidos 1 tonelada de alimento.

E para que o serviço seja pontual e respeite os horários de alimentação dos atletas, uma equipe formada por ajudantes, cozinheiros, copeiras, saladeiras, confeiteiras e auxiliares se revezam para que não haja contratempos durante as refeições. É o que enxadrista Vinícius Rian, do Instituto Federal de Rondônia (IFRO) destacou como ponto alto dos Jogos. “A comida está maravilhosa e o tempero é muito bom. É meu segundo ano participando dos JIFs e posso dizer que a comodidade de fazer todas as refeições em um mesmo lugar facilita muito. A única coisa que não gostei é que a sobremesa só está me fazendo engordar”, brincou o atleta de 17 anos sobre a riqueza de sabores da gastronomia mineira.

A logística e a infraestrutura foram os pontos destacados pela técnica do xadrez, Lorena Vieiralves, do Instituto Federal do Amazonas (IFAM). “Na minha visão, de todas as edições dos Jogos dos Institutos Federais (JIFs) que eu participei, esse é o primeiro evento onde a questão de logística e infraestrutura não ficou comprometida. Em nenhum momento faltou comida e o que ia acabando era prontamente reabastecido. A fartura de opções de pratos quentes e frios também nos deixou muito satisfeitos. A organização está de parabéns!”, parabenizou a técnica.

O restaurante do hotel Village Inn tem capacidade para atender 400 pessoas simultaneamente, e apesar do número de hóspedes ser o dobro disso, não houve problemas com longas filas ou desabastecimento dos pratos frios e quentes.