Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jogos Estudantis dos Institutos Federais iniciam hoje (21), no Sesi-Clube do Trabalhador

A solenidade de abertura ocorre hoje (21), a partir das 19h, e reúne as delegações dos sete Institutos Federais da região Norte.
por publicado: 21/09/2023 11h11 última modificação: 21/09/2023 11h11

As delegações dos sete institutos federais da Região Norte já estão em Manaus (AM) para participar da solenidade de abertura dos Jogos Estudantis dos Institutos Federais - Etapa Norte (JIF Norte 2023). O evento ocorrerá hoje (21), no Sesi-Clube do Trabalhador, a partir das 19h. O Instituto Federal do Amazonas (IFAM) é a instituição responsável pela organização das competições que serão realizadas até o dia 27 de setembro.

Na solenidade de abertura, ocorrerão apresentações artísticas e culturais que refletem a diversidade e a riqueza cultural da região Norte, além do desfile das delegações dos institutos federais da Região Norte (Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Roraima, Rondônia e Tocantins), o acendimento da pira olímpica e o juramento dos atletas.

Dentre as autoridades confirmadas para a solenidade de abertura, estão o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira, a presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Maria Leopoldina Veras, e os reitores dos sete institutos federais da região Norte.

Com mais de 690 atletas inscritos, o JIF Norte 2023 tem como objetivos: oportunizar a prática de esporte com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre todos os participantes; vivenciar a pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações; socializar respeitando a identidade, a individualidade e o coletivo; estimular a prática do esporte como meio para melhoria do bem-estar físico e mental, qualidades essenciais para a saúde.

Toda a solenidade de abertura será transmitida pelo Youtube (Canal TV IFAM).

Competições

O JIF Norte 2023 conta com 11 modalidades esportivas: atletismo, natação, handebol, futsal, futebol, basquetebol, voleibol, vôlei de praia, xadrez, tênis de mesa e judô. As competições serão realizadas de 21 a 27 de setembro, nas instalações dos três campi do IFAM na capital amazonense: Campus Manaus Centro, Campus Manaus Distrito Industrial e Campus Manaus Zona Leste. Os vencedores da etapa regional disputarão a fase nacional em Fortaleza (CE), no mês de outubro.