Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Jornada de capacitação do IFAM busca estimular a produção de conhecimento e incentivar publicações científicas

por publicado: 14/09/2022 14h00 última modificação: 14/09/2022 14h00

Com o objetivo de divulgar a importância das publicações científicas e capacitar servidores e alunos para a melhoria na produção científica, o Instituto Federal do Amazonas (IFAM) iniciou na manhã desta quarta-feira (14), a II Jornada de Capacitação Científica. O evento é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (Proex), em colaboração com a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI).

Na cerimônia de abertura, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Jucimar Brito de Souza, destacou o diferencial dos alunos do IFAM que, desde o ensino médio, possuem contato com produções científicas. “Nossos alunos têm um grande diferencial quando eles entram na universidade, pois eles têm a oportunidade de, no ensino médio, já começar a ver como fazer um artigo científico ou um relato de experiência de forma adequada. O IFAM possui algumas revistas com padrões que devem ser utilizados para reportar pesquisas, relatos de experiências e projetos de extensão. Hoje e amanhã o público terá a oportunidade de aprender mais sobre como produzir os textos científicos, e compreender o funcionamento dos programas institucionais e as revistas do Instituto”, disse.

De acordo com a representante da Proex, a diretora de Extensão e Produção, Aline Zorzi Schultheis de Freitas,  o IFAM tem se esforçado e se empenhado nas revistas científicas. “Hoje executamos mais de 100 projetos de extensão, somando com pesquisa temos mais de 200 projetos executados anualmente dentro do Instituto. Essa quantidade é somente do que é fomentado via edital institucional. Muitas vezes esse conhecimento que é produzido acaba não sendo divulgado, acaba não sendo sistematizado em relato de experiência, em artigo. Então, trabalhamos na jornada para incentivar que os resultados desses projetos sejam publicados, registrados. Quando deixamos registrado na revista, o trabalho permanece por anos e anos”, afirmou.

A pró-reitora de Extensão, professora Maria Francisca Moraes de Lima, destacou a importância da jornada. “A escrita utilizada no meio acadêmico tem um certo rigor, tem um certo padrão a ser seguido, por isso a importância de um evento como a jornada. Logo, é importante para todos nós, como instituição que trabalha de forma harmoniosa com a pesquisa e a extensão desenvolver ações como essa. Serão dois dias de profundo aprendizado, de troca de experiência que só vai agregar a todos nós mais conhecimento. O Instituto tem como papel social a formação humana integral do indivíduo. E para formar um ser humano na sua integralidade, não podemos deixar o conhecimento em caixas isoladas. Então, o conhecimento vai se aprimorando ao longo do tempo e escrever acaba se tornando uma arte. Uma arte que não é difícil, mas que precisam ser observadas algumas considerações, e isso veremos com muita propriedade nesses dois dias, ressaltou a pró-reitora que, na ocasião, representou o reitor do IFAM.

Palestra de abertura

Após a cerimônia de abertura, a palestra ‘Produção e divulgação do conhecimento científico na contemporaneidade: desafios e perspectivas’ deu início às atividades, com o professor Gilson Volpato, do Instituto Gilson Volpato de Educação Científica (IGVEC) e Edson Marcelo Hungaro, da Universidade de Brasília (UnB), e mediação do professor Rondon Tatsuta Yamane Baptista de Souza, do IFAM - Campus Itacoatiara.

Ainda na tarde de hoje ocorre a mesa-redonda ‘As diferentes características de texto: artigo, relato de experiência, resumo, resumo expandido, resenhas’, com Fabrício Valentim e Nayana Cristina Teles, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), e mediação do coordenador editorial de Publicações Científicas da PPPGI, professor Paulo de Oliveira Nascimento. Na ocasião, os participantes irão falar sobre as principais características de cada tipo de texto e como produzi-los com qualidade.

Programação

A segunda edição da jornada, que ocorre até amanhã (15), tem programação totalmente gratuita e online, com transmissão pelas redes sociais do IFAM (Facebook e Youtube). Durante os dois dias, estão previstas palestras, mesas-redondas, oficinas e minicursos voltados para a produção e divulgação do conhecimento científico. Dentre as temáticas abordadas estão os desafios e as perspectivas da produção e divulgação do conhecimento científico na contemporaneidade; as características e elaboração de diferentes textos científicos; metodologias de projetos científicos e áreas do conhecimento; preenchimento do currículo lattes; e avaliação de trabalhos das revistas do IFAM.

O evento propõe estimular um espaço de aprendizado para pesquisadores e acadêmicos, divulgando a importância das publicações científicas e capacitando a comunidade acadêmica para a melhoria na produção científica, como foco de apoio aos programas institucionais e as revistas do Instituto.

Mais informações: https://doity.com.br/ii-jornada-de-capacitao-cientfica-do-ifam-2022