Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Manaus sedia evento de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação

Manaus sedia evento de Pós-graduação, Pesquisa e Inovação

Presidente da CAPES fará palestra de abertura nesta quarta-feira, 23.
por Ana Paula Batista publicado: 22/11/2016 11h43 última modificação: 22/11/2016 14h21

A partir de amanhã, 23 de novembro, Manaus estará sediando o 32º Encontro Nacional de Pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (ENPROP 2016) com o tema “A pesquisa e a pós-graduação no cenário nacional, internacional e da educação básica”. Profissionais de todo o país estarão discutindo o tema até a próxima sexta-feira, 25, no Hotel Novotel, situado no Distrito Industrial.

O evento é realizado em parceria com o Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Universidade Nilton Lins.

O presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Abílio Afonso Baeta Neves, abrirá o evento com a palestra “Estratégias governamentais para Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação”, a partir das 19h.

Segundo os organizadores, o evento é uma oportunidade de discutir a educação brasileira em todos os níveis, principalmente os desafios encontrados no desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação e da inovação no país em tempos de crise.

Acesse o site do evento AQUI

Confira a programação do evento:

23.11 (quarta-feira)

19h – Mesa de abertura com autoridades – Local: Hotel Novotel. Sala Açaí – Bacaba – Cupuaçu

Palestrante: Abílio Afonso Baeta Neves – Presidente da CAPES

Tema: Estratégias governamentais para Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

24.11 (quinta-feira)

8h30 às 10h – Mesa Redonda 1 “A avaliação e o impacto social da pós-graduação”

Palestrantes:

Sergio Oswaldo de Carvalho Avellar – Coordenador Geral de acompanhamento e Avaliação do Mestrado Profissional – CAPES

Maria José Soares Mendes Giannini – UNESP Araraquara
Coordenador/Debatedor: João Paulo Mendes Filho – CESUPA

10h30 às 12h – Painel “Relatos de experiências do impacto social da Pós-graduação no Norte”

Palestrantes: Maria Marta Darsie – coordenadora REAMEC (UFMT)

Spartaco Astolfi Filho – Coordenador BIONORTE (UFAM)

Coordenador/Debatedor: Rodrigo Bruno Zanin – UNEMAT

14h às 15h30 – Mesa Redonda 2 “Avaliação e Fomento da Pesquisa e da Pós-graduação”.

Palestrantes: Abílio Afonso Baeta Neves – Presidente da CAPES

Ricardo Rosas – FINEP

René Levy Aguiar – Presidente da FAPEAM

Coordenador/Debatedor: Marcelo Cheche Galves – UEMA

16h às 17h – Painel 2 “A integração da Pós-Graduação com a Educação Básica”

Palestrantes: Flávia Morgana de Oliveira Jacinto – Mestrado Profissional em Matemática (PROFMAT) UFAM

Maria de Fátima do Nascimento – Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) UFPA

Coordenador/Debatedor: Helena Simões – UNIFAP

25.11 (sexta-feira)

8h às 9h30 – Mesa Redonda 3 “Programa Ciência sem Fronteiras e Cooperação Internacional”

Palestrantes: Concepta Margaret Mcmanus Pimentel – Diretora de Relações Internacionais – CAPES

José Celso Freire Júnior – FAUBAI

Coordenador: José Pinheiro de Queiroz Neto – IFAM

9h30 – Lançamento do livro “Ensino, Pesquisa e Inovação. Desenvolvendo a Interdisciplinaridade” dos autores: Arlindo Philippi, Valdir Fernandes e Roberto Pacheco

10h30 às 11h15 – Conferência de Encerramento com o Marco regulatório da Ciência e Tecnologia / Lei 13.243 de janeiro de 2016.

Conferencista: Antônio Carlos Romeiro Messias da Costa – Auditor Federal de Finanças e Controle – CGU

Coordenador/Debatedor: Isac Almeida – UFPB – Presidente do FOPROP

registrado em: