Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mestrandos do ProfEPT participam de aula inaugural no CMC

Mestrandos do ProfEPT participam de aula inaugural no CMC

Tema da aula inaugural foi "o que se espera de um aluno que ingressa no mestrado?"
por Ana Paula Batista publicado: 14/08/2017 13h14 última modificação: 14/08/2017 13h31

Nesta segunda-feira, 14 de agosto, 27 mestrandos participaram da aula inaugural do Polo Amazonas do Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) no campus Manaus Centro, auditório CDI I. Das 401 vagas ofertadas no país, o IFAM que será um dos 18 polos no Brasil disponibilizou 27 vagas que foram disputadas entre servidores e candidatos de ampla concorrência. As aulas iniciam hoje, 14 de agosto e serão realizadas no Campus Manaus Centro (CMC).

A palestra de abertura abordou o tema "O que se espera de um aluno que ingressa no mestrado?" e foi apresentada pela professora Andreia Pereira Mendonça.

A solenidade de abertura contou com a participação do magnífico reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco, a diretora-geral do Campus Manaus Centro, Stella Nunes de Melo, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), José Pinheiro de Queiroz Neto, a pró-reitora de Extensão, Sandra Magni Darwich e o diretor de capacitação técnica da FAPEAM, Dércio Reis.

Com aproximadamente dois mil servidores no IFAM, o reitor Antonio Venâncio Castelo Branco revelou que uma equipe tem trabalhado na elaboração do Plano Plurianual de Capacitação. "Estamos em busca de recursos e soluções para reduzir o déficit e permitir que todos os nossos servidores sejam capacitados. Nossa meta é lançar até o final do ano, mais dois programas de mestrado que possam atender também os servidores técnicos-administrativos", destacando também a parceria internacional que o IFAM mantem com a instituições de ensino em Portugal.

A diretora do Campus Manaus Centro (CMC) destacou que nos últimos anos as pesquisas voltadas para a educação profissional tem aumentado. "Temos percebido um crescimento no número de artigos e de pesquisas com foco na educação profissional, o que há pouco tempo era um objeto pouco pesquisado. O CMC tem investido nos programas de Pós-Graduação e apoiado continuamente professores e alunos. Saibam que essa jornada é longa, mas a dedicação e a força de vontade é que fazem o diferencial no final", disse ela.

A equipe da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI) e do Campus Manaus Centro também foram elogiado pela pró-reitora de extensão. "A implantação de um mestrado em Educação Profissional só fortifica a Rede Federal e os colegas servidores estão de parabéns por enfrentar e conduzir mais esta batalha em prol da qualificação profissional. O objetivo do IFAM é ampliar o número de programas de pós-graduação ao longo dos anos", revelou Darwich.

FOMENTO PARA BOLSA DE ESTUDO

diretor técnico de capacitação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), Delcio Reis, falou sobre as dificuldades orçamentárias que o país tem passado e sobre a importância de incentivar o ensino técnico no Brasil.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPGI), o IFAM passa a ser o primeiro instituto federal a ofertar bolsa para um mestrado em Educação Profissional Tecnológica (EPT). "Em parceria com a FAPEAM somos os únicos na Rede Federal a ofertar três bolsas para este mestrado. Além disso, dos 18 institutos federais do país a sediar o mestrado ProfEPT, o IFAM é o único que atenderá o público de toda a Região Norte", destacou o pró-reitor José Pinheiro.

RECORDE EM INSCRIÇÕES

A prova foi aplicada em 9 abril e registrou um recorde no número de inscritos. Segundo a coordenadora local do ProfEPT, Ana Cláudia Ribeiro de Souza, no Amazonas foram 2193 inscritos disputando apenas 27 vagas. "No Brasil foram mais de 20 mil inscritos na prova e o Amazonas ficou em 2º lugar na disputa candidato x vaga, o que surpreendeu a todos nós", disse ela.

registrado em: , ,