Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ministro da Educação inaugura Polo de inovação de Manaus.

Ministro da Educação inaugura Polo de inovação de Manaus.

por publicado: 16/08/2021 10h29 última modificação: 16/08/2021 10h29

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, realizou na última sexta-feira (13) de agosto, visita ao Amazonas. Durante a agenda oficial, Milton Ribeiro realizou uma visita ao Instituto Federal do Amazonas Campus Manaus Distrito Industrial (IFAM-CMDI), e participou da inauguração do polo de Manaus, sediado nas instalações do centro de desenvolvimento tecnológico do IFAM.

Ainda durante a visita, o Milton Ribeiro realizou a entrega simbólica de tablets aos alunos da instituição. Na agenda estava prevista uma reunião, que aconteceu e contou com a presença dos diretores gerais do IFAM do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ponte, do presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), Oswaldo Ferreira, do reitor pro tempore do Instituto Federal, professor Jaime Cavalcante Alves, além de parlamentares da bancada federal amazonense.

Durante seu pronunciamento no momento da entrega dos tablets, o reitor do IFAM professor Jaime Cavalcante Alves falou sobre a importância de ações como essa “É uma grata satisfação poder conceder aos alunos recursos para que possam ter condições de acesso ao ensino de maneira eficaz, e hoje muito me orgulha poder participar de mais esse momento. Essa ação de aquisição de mais de doze mil tablets só foi possível porque muitas pessoas se dedicaram, e temos certeza que colheremos bons frutos em um futuro próximo” disse.

O ministro da educação Milton Ribeiro disse “Eu não fazia ideia de que os institutos federais eram tão numerosos, e isso foi uma grata surpresa para mim, em um cenário onde a educação pública vem observando uma queda acentuada em seus indicadores de qualidade ao longo dos anos os institutos federais se tornam uma opção de ensino público de qualidade” relatou.

Durante a solenidade de inauguração do Polo de Inovação de Manaus, o reitor do IFAM relembrou toda a trajetória para a implantação do CTHM onde hoje está sediado o Polo de Inovação “A construção de Centro de Desenvolvimento tecnológico foi resultado de muito empenho e dedicação de muitos servidores, boa parte dos recursos empregados na construção desse prédio foi obtida através de emendas parlamentares nossos grandes parceiros ao longo dos anos, e hoje estamos aqui inaugurando mais um importante marco na história desse prédio, a implantação do Polo de Inovação de Manaus credenciado a EMBRAPII” disse.

Sobre o polo de inovação

Sob a direção do professor Sérgio Costa Martins de Alencar, desde o início deste ano, o Instituto Federal está autorizado a desenvolver atividades como polo de inovação credenciado da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), organização social qualificada pelo Poder Público Federal que, desde 2013, apoia instituições de pesquisa tecnológica fomentando a inovação na indústria brasileira.

O Centro de Tecnologia Professor Harlan Julu Guerra Marcelice (CTHM), localizado no IFAM-CMDI, é a unidade contemplada para receber investimentos com o propósito de atender a indústria nacional no desenvolvimento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) na área de tecnologias para processos de manufatura.