Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Mobilidade acadêmica internacional em Portugal possibilita novas experiências a alunas do Ifam

Estudantes foram selecionadas para cursar um semestre no Instituto Politécnico de Bragança.
por publicado: 14/02/2020 10h02 última modificação: 18/02/2020 09h19

Portugal é mais uma vez o destino de estudantes do Instituto Federal do Amazonas (Ifam). Nesta semana, Wyvirlany Valente Lobo e Êmilly Loren Chaves Pessoa, do Campus Manaus Centro (CMC), embarcam para cursar um semestre no Instituto Politécnico de Bragança. As alunas foram aprovadas no edital do Programa de Bolsas Ifam Internacional que busca viabilizar a participação de discentes do ensino de graduação em ações de mobilidade acadêmica.

Viajando pela primeira vez para fora do Brasil, a aluna finalista do curso de Engenharia Civil, Êmilly Loren Chaves Pessoa, espera conhecer e trocar experiências acadêmicas com pessoas de outros países, e ainda revela se sentir desafiada em administrar o período longe da família com disciplina e responsabilidade. “Considero esse intercâmbio muito importante para minha formação, pretendo agregar novos conhecimentos no Instituto de Bragança, assim como reforçar os que aprendi no Ifam”, destacou a estudante que, por já ter finalizado todos os créditos do curso em Manaus, priorizou cursar disciplinas mais práticas como Gerenciamento de Obras, que permitirão rever os conceitos já aprendidos no curso teórico do Instituto Federal e serão reforçados no contato acadêmico em Portugal.

Diferente de Êmiliy, não é a primeira vez que Wyvirlany Valente Lobo viaja para o exterior, a aluna finalista de Licenciatura em Química já esteve no Canadá, em 2016, quando cursava o ensino médio. Para Portugal, a estudante espera traçar um comparativo entre as ementas dos cursos do Ifam e do Instituto Politécnico de Bragança, além de adquirir novos conhecimentos em sua área. “Considero essa mobilidade muito importante para minha formação uma vez que pretendo agregar novos conhecimentos no Instituto de Bragança e, também, reforçar os já aprendidos no Ifam. Estou muito interessada na oportunidade de conhecer novas pessoas e culturas e poder trocar experiências”, ressaltou a acadêmica que optou em cursar disciplinas voltadas para área de Meio Ambiente e Desenvolvimento Socioambiental.

As estudantes têm previsão de retorno para o Brasil em julho deste ano. Durante a mobilidade acadêmica, as alunas desenvolverão o plano de estudos apresentado no processo de seleção, com o período que cursarão disciplinas e participarão de projetos no Instituto de Bragança.

Sobre o Ifam Internacional

Em março de 2019, o Programa de Bolsas Ifam Internacional disponibilizou edital com 15 vagas destinadas a alunos matriculados em cursos de graduação dos três campi da capital. De acordo com o assessor de Relações Internacionais do Ifam, professor André Salgado, ainda este ano, será concluída a participação dos estudantes selecionados no ano passado. “Após o retorno da Wyvirlany e Êmilly, 13 discentes devem embarcar para Portugal e cursar um semestre no Instituto Politécnico de Bragança, a partir de setembro. E assim, daremos continuidade ao processo de internacionalização do Ifam, viabilizando a participação de discentes do ensino de graduação em ações de mobilidade acadêmica”, explicou.

O Programa de Bolsas Ifam Internacional tem como objetivo motivar os discentes dos cursos de graduação a participar de uma experiência internacional, a fim de ampliar seus horizontes, tanto no âmbito acadêmico quanto pessoal, de modo que cooperem com o Instituto por meio das boas práticas aprendidas. A ação permite ainda a atualização dos conhecimentos em matrizes curriculares equivalentes, visando complementar a formação técnico-científica dos estudantes em suas áreas de estudo e afins.