Você está aqui: Página Inicial > Notícias > NAPNE/IFAM - DOCUMENTO SOBRE INCLUSÃO É APRESENTADO

NAPNE/IFAM - DOCUMENTO SOBRE INCLUSÃO É APRESENTADO

Documento orientador foi apresentado na sede da reitoria do IFAM, tratando assuntos relacionados aos NAPNEs da capital Amazonense.

publicado: 06/07/2018 12h09 última modificação: 06/07/2018 12h09

A reunião congregou o trabalho desenvolvido nos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais – NAPNE, na qual foi apresentada a minuta do documento orientador para atendimento a pessoas com deficiência, que está sendo elaborado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica –  SETEC e representantes de 34 instituições. O documento foi apresentado pelo Assessor Especial para Inclusão Social e Produtiva de Diversidades na Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) da SETEC, Prof. Franklim Nascimento,  contando com a ajuda de vários NAPNEs da Rede Federal.

O documento apresentado em reunião, após aprovado, terá como objetivo orientar aos Institutos da Rede Federal EPCT, quanto aos procedimentos a serem adotados para o Atendimento de Alunos com Deficiência e contribuindo assim para o empoderamento dos trabalhos dos NAPNEs na Rede Federal EPCT. No período da tarde o Prof. Franklim Nascimento visitou as instalações do Programa Cão Guia do Campus Manaus Zona Leste, a fim de observar o andamento do projeto,  que brevemente entrará em funcionamento. O Prof. Franklin visitou também o Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM, no Campus Manaus Centro, que tem desenvolvido projetos com o objetivo de produzir obras didáticas e paradidáticas com acessibilidade comunicacional audiovisual. O projeto está em fase de ampliação para que sejam produzidas aulas acessíveis para que os alunos possam acompanhar diferentes disciplinas.

Estiveram presentes na reunião representantes dos NAPNEs do Campus Manaus Centro (CMC),  Campus Manaus Zona Leste (CMZL), e Campus Manaus Distrito Industrial (CMDI), a Presidente da Comissão de Implantação do NAPNE no São Gabriel da Cachoeira, Profa. Elaine, o Coordenador do NAPNE Sistêmico, Prof. José Carlos Ferreira de Souza do (CMDI), a Coordenação Geral de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão - PROEX, Aline Zorzi Schultheis de Freitas, a Coordenadora de Programas e Projetos, Nara Bezerra de Oliveira,  a Pró reitora de Extensão, Prof. Sandra Darwich, representando o diretor do Campus Manaus/ Zona Leste, a Diretora de Ensino Profa.  Maria Francisca Morais de Lima, o Prof. Dalmir Pacheco do (CMC) e o Coordenador do Núcleo de Tecnologia Assistiva do IFAM - APOEMA e outros convidados.

Por: Alan Lima