Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 'No Balanço da Toada' anima Connepi, em Rio Branco (AC)

'No Balanço da Toada' anima Connepi, em Rio Branco (AC)

Alunos do Campus Eirunepé apresentaram a evolução do ritmo toada, a partir de canções tradicionais e modernas.
por Vanessa Sena publicado: 03/12/2015 00h36 última modificação: 03/12/2015 01h17

Ao som de toadas, os alunos do Instituto Federal do Amazonas – Campus Eirunepé (IFAM) agitaram o palco das sessões de trabalhos culturais do X Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação, nesta quarta-feira (02), em Rio Branco (AC).

Coordenado pelo professor Paulo de Oliveira Nascimento, o trabalho ‘Entre o tradicional e o moderno: no balanço da toada’ conta com a participação de 10 alunos, e tem como objetivo retratar a evolução do ritmo toada, fenômeno cultural característicos do Amazonas.

A apresentação é dividida em três momentos, iniciando com a toda tradicional, caracterizada por movimentos lentos e singelos. Em seguida, os alunos dançam no ritmo da toada estilizada ou moderna, com passos mais rápidos e mais aéreos. Por fim, há o encontro dos estilos.

“Mesclando o tradicional e o moderno, buscamos atentar para o caráter vivo e mutante da cultura, percebida a partir de uma historicidade constituída pela permanência – através do tradicional – e pela mudança, com aqueles elementos que vão sendo incorporados e passam a fazer parte da dança”, explicou o professor.

Apresentação de trabalhos científicos

A sessão de trabalhos orais foi encerrada na tarde desta quarta-feira (02) com a apresentação das pesquisas ‘O copo e a latinha: um olhar para alcoolismo indígena em Eirunepé-AM’ e ‘Apetrechos e estratégias de captura do camarão de água doce no Estado do Amazonas’, dos campi Eirunepé e Manaus Zona Leste, respectivamente.

O trabalho do Campus Eirunepé foi apresentado pelo aluno Francisco Everton Oliveira de Araújo, do 2o ano do curso técnico integrado em Informática, e retratou a questão do alcoolismo indígena, a partir de informações da Casa de Saúde Indígena (Casai) e também de observações no dia a dia da cidade.

“A pesquisa identificou que o alcoolismo está ligado às atividades que os indígenas procuram em Eirunepé, como atendimento de saúde e até mesmo quando vão receber o benefício social, que dura aproximadamente uns 40 dias, período em que essas pessoas têm contato com a cultura da cidade”, disse.

Já o professor Renato Soares Cardoso, do Campus Manaus Zona Leste, identificou e descreveu a utilização dos apetrechos usados na pesca do camarão de água doce - como camaroeira, tarrafa, paneirinho e arrastão, nas cidades de Coari e Manacapuru.

“As pescarias dos camarões de água doce são multi-apetrechos e se utilizam de uma gama de iscas para a captura dos mesmos, podendo apresentar ainda uma diversidade de estratégias para potencializar o esforço de pesca e com isso aumentar o volume capturado”, comentou.

A 10ª edição do Connepi encerra nesta quinta-feira (03), quando serão anunciados os trabalhos vencedores, apresentados durante os três dias do congresso.

IFAM apresenta trabalhos científicos e culturais no Acre

Ex-presidente Lula participa da abertura do X Connepi

Professor afirma ser preciso melhorar preparação para Enem

Alunos apresentam propostas para melhoria do ensino