Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Noite de festa na ilha da magia. Diretor-geral de Parintins é empossado.

Noite de festa na ilha da magia. Diretor-geral de Parintins é empossado.

Diretor do ifam Campus Parintins é empossado.

por publicado: 30/09/2019 11h47 última modificação: 30/09/2019 12h14

Na noite dessa sexta-feira (27/09), aconteceu a cerimônia de posse do diretor-geral do Campus Parintins, professor Kleber de Brito Souza. A solenidade ocorreu no auditório da unidade de ensino do Ifam, no município, e contou com a presença diversas autoridades do município, além de servidores, alunos e representantes da sociedade.

A cerimônia contou com a apresentação de uma peça de teatro encenada e elaborada por alunos do Campus Parintins, que abordou a depressão, como parte das ações referentes ao setembro amarelo, mês onde se trabalha à prevenção ao suicídio.

Em seu discurso, o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Parintins, Juscelino Melo Manso falou da importante contribuição que o Ifam proporciona ao município na área da educação profissional. Relembrou da ocasião em que participou da entrega do terreno para a instalação do Instituto na cidade. Ressaltou da importância em dar valor à educação, pois perpassa todos os setores da sociedade. “A educação é a base para a formação do cidadão na saúde, segurança e desenvolvimento”, disse.

Falou que é muito importante levar o Ifam para a área rural a fim de desenvolver o setor primário por meio de novas metodologias de produção, tendo em vista que essas áreas estão gradativamente sendo esvaziadas. Salientou que é imprescindível aos alunos do Instituto apliquem os conhecimentos obtidos na instituição nas regiões onde moram a fim de assegurar sua permanência nessas áreas. “É um verdadeiro desafio para a gestão do professor Kleber atuar para que essas ações sejam efetivadas e gerem frutos”, ressaltou.

O prefeito de Parintins, Frank Luiz da Cunha Garcia (Bi Garcia), falou que o Ifam faz uma educação diferenciada, pois oportuniza aos alunos a prática do empreendedorismo, aplicando o ensino de forma pioneira. Segundo Bi Garcia, a educação é uma responsabilidade de todos, e que sempre estará de portas abertas para o Instituto. Disse também que a atuação de sua gestão em relação à educação é em tempo integral de forma permanente.

O diretor empossado

Professor Kleber de Brito Souza falou sofre os desafios da gestão e dos projetos para o Campus. “Certamente esses projetos irão se tornar uma alternativa de desenvolvimento para o Estado”. Lembrou sobre a delegação de Parintins que representará o Ifam na etapa nacional dos Jogos dos Institutos Federais. Destacou as ações realizadas com o intuito de aumentar o rendimento acadêmico dos alunos selecionados para os jogos uma vez que é requisito obrigatório ter rendimento satisfatório nas disciplinas. Falou da implantação de novas tecnologias com objetivo de obter economia de energia e a otimização dos recursos. Por fim, convidou os servidores para realizar uma gestão participativa onde a única bandeira é a da educação.

Durante a solenidade de posse, o novo diretor-geral foi homenageado por ser sócio da agremiação Boi Caprichoso. O item oficial da agremiação esteve no auditório onde fez uma performance.

O reitor do ifam

O reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, na ocasião, agradeceu o apoio dado por alunos e servidores durante o processo de consulta para reitor do Instituto. Falou também sobre os 110 anos de criação da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica e também sobre o Campus Parintins fazer parte dessa história de sucesso e de muita luta. Destacou o ato de criação da Rede Federal, ato esse executado por Nilo Peçanha, que ainda hoje é uma das maiores ações de inclusão social criadas.

Professor Antonio Venâncio agradeceu o empenho de toda equipe junto à gestão. Para ele, o sucesso do Ifam é devido a uma gestão participativa e dedicada. Elencou alguns casos onde o Ifam por meio da aplicação prática dos conhecimentos, conseguiu promover a evolução dos arranjos produtivos no Amazonas. Por fim, parabenizou o diretor agora empossado. Oportunizou para narrar as ações realizadas durante a visita da comitiva do Ifam a Brasília, a fim de angariar recursos para investimento por meio de emendas parlamentares.

Mais fotos em: https://photos.app.goo.gl/yYpf3x8aAvLigrfXA