Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nova Presidência do CONIF é Eleita com Representante do IFAM na Vice-Presidência de Administração

por publicado: 31/01/2024 09h07 última modificação: 31/01/2024 09h22

Mais um importante passo para a educação profissional e tecnológica do Brasil, o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) elegeu ontem sua nova presidência para o ano de 2024. A 130ª Reunião Ordinária do Conselho, realizada em Brasília, foi palco para a escolha dos novos líderes que guiarão as políticas e diretrizes da instituição.

O reitor do Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Elias de Pádua Monteiro, foi eleito presidente do CONIF, trazendo consigo um plano de trabalho focado na consolidação do Planejamento Estratégico da Rede Federal e na busca pela recomposição orçamentária das instituições. Em suas palavras, Monteiro destacou a importância de "batalhar por um orçamento digno da Rede Federal para continuarmos a oferecer educação pública, gratuita e de qualidade".

A eleição de Monteiro como presidente reflete um compromisso com a continuidade e o fortalecimento da educação tecnológica no Brasil. Sua experiência e visão para a Rede Federal são esperadas para trazer avanços significativos em áreas críticas, especialmente em tempos de desafios econômicos e sociais.

Um dos destaques desta nova gestão é a inclusão do Professor Jaime Cavalcante Alves, reitor do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), que assume o cargo de Vice-presidente de Administração. A posição, fundamental para tratar das questões orçamentárias e administrativas do CONIF, coloca o IFAM em um patamar de relevância nacional, reconhecendo sua contribuição para a educação na região Norte do Brasil. A eleição do Professor Jaime é vista como um grande passo para o IFAM e para os institutos da região norte, solidificando a presença e a importância destas instituições na rede federal.

A nova diretoria do CONIF inclui também Carlos Guedes, reitor do Instituto Federal de Alagoas (IFAL), como vice-presidente de Relações Parlamentares; Rafael Almada do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ), e Júlio Heck do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), ocupando as vice-presidências de Relações Institucionais e Assuntos Acadêmicos, respectivamente. Essa composição diversificada de lideranças representa um amplo espectro geográfico e de especialidades, trazendo experiências variadas para a mesa diretiva do CONIF. Os nomes dos reitores eleitos foram escolhidos e homologados primeiramente pelas reitoras e reitores de suas respectivas regiões geográficas.

O processo eleitoral foi conduzido por uma comissão, liderada pela reitora do Instituto Federal de Brasília (IFB), Veruska Machado. A colaboração de Ruth Sales, do Instituto Federal de Sergipe (IFS), como vice-presidente, e Nídia Heringer, do Instituto Federal Farroupilha (IFFar), como primeira secretária, juntamente com o diretor executivo do Conif, Alexandre Bahia, e o secretário administrativo do Conselho, James Dantas, garantiu um processo eleitoral transparente e eficiente.

A posse da nova mesa diretora está prevista para março, durante a 131ª reunião do colegiado, em Brasília. A cerimônia será um evento significativo, marcando o início de uma nova era para o CONIF, com transmissão ao vivo pelo canal do Conif no YouTube, permitindo que interessados de todo o país acompanhem este momento histórico.

O CONIF, criado em 24 de março de 2009, tem sido uma peça chave na valorização, fortalecimento e consolidação dos 38 institutos federais, dois centros federais de educação tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, abrangendo 630 unidades em todo o Brasil. A eleição desta nova diretoria representa não apenas uma mudança na liderança, mas também uma reafirmação do compromisso do CONIF com a educação de qualidade e acessível em todo o país.