Você está aqui: Página Inicial > Notícias > O Instituto Federal do Amazonas disponibiliza acesso a e-books

O Instituto Federal do Amazonas disponibiliza acesso a e-books

por publicado: 29/09/2022 09h53 última modificação: 29/09/2022 11h01

O Instituto Federal do Amazonas (IFAM), por meio da Pró-Reitoria de Ensino, Pró-Reitoria de Administração, Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação e Reitoria do IFAM,  assinou o contrato com Minha Biblioteca, plataforma de e-books que irá possibilitar que alunos e servidores tenham acesso a conteúdo didático e pedagógico de diversas editoras e de diferentes selos.

O conteúdo pode ser acessado através plataforma digital Minha Biblioteca, formada por 15 editoras e 38 selos editoriais, com mais de 12 mil títulos

PRÉ-CADASTRO

Para acesso à plataforma, é necessário realizar um pré-cadastro.

O Sistema de Bibliotecas junto à DGTI cadastrará alunos e servidores através dos formulários abaixo.

DOCENTEhttps://sig.ifam.edu.br/admin/public/questionario/responder/0491a19e31c87c39

DISCENTE: https://sig.ifam.edu.br/admin/public/questionario/responder/ee1bb107c1c4ec8f

TAE: https://sig.ifam.edu.br/admin/public/questionario/responder/e7a5f6848a30682c

Após o pré-cadastro aguarde e-mail com orientação de acesso.

RECURSOS

No portal Minha Biblioteca, o usuário poderá utilizar recursos facilitadores, como leitura em voz alta, além de ter opções de customização da fonte, modo (dia, noite, sépia e ciano), margem e altura da linha. É possível realizar pesquisas por ISBN, palavras-chave, título e autoria.

Outras ferramentas como compartilhamento e impressão de parte dos conteúdos disponíveis; Marcadores de páginas e anotações; Citações nos formatos ABNT, APA, MLA, Harvard e Vancouver; e Catálogos com todas as áreas do conhecimento são facilitadores disponíveis aos usuários.

A Minha Biblioteca permite a criação de cartões de estudo, onde é possível fazer anotações, realizar realces coloridos em trechos do texto, além de compartilhar a leitura com outros usuários da plataforma para estudos em grupo.

CATÁLOGOS

A plataforma é composta por milhares de títulos técnicos, acadêmicos e científicos, em português, o IFAM terá acesso aos catálogos: MB Pedagógicas, MB Letras e Artes, MB Jurídicas, MB Sociais aplicadas, MB Saúde e MB Exatas.

O Catálogo Ciências Sociais Aplicadas da Minha Biblioteca conta com mais de 3.700 títulos de referência. Abrange os principais e mais atualizados tópicos de todas as carreiras relacionadas às ciências sociais aplicadas como administração, jornalismo, publicidade e propaganda, marketing, ciências contábeis, serviço social, turismo, hotelaria, biblioteconomia, entre outros.

Mais de 880 títulos de referência compõem o Catálogo Ciências Pedagógicas. O acervo desta área abrange educação infantil, educação corporativa, processo de alfabetização, educação especial, gestão escolar, psicopedagogia e ensino a distância.

O Catálogo Letras e Artes da Minha Biblioteca disponibiliza acesso a 400 títulos sobre música, dança, fotografia, artes plásticas, artes cênicas, design, moda, tradução, redação, revisão, edição e adaptação de texto.

Na área da saúde, são mais de 2.500 títulos, obras que contemplam as carreiras da enfermagem, biomedicina, medicina veterinária, psicologia, educação física e esporte, estética e cosmética, farmácia e fisioterapia.

Mais de 3.500 títulos de referência integram o Catálogo Ciências Exatas da Minha Biblioteca.  Obras das áreas de economia, engenharia, agronomia, física, astronomia, ciência da computação, ciências atuariais, matemática e química podem ser consultadas.

Para o reitor do IFAM professor Jaime Cavalcante Alves “essa é uma grande conquista para a comunidade IFAM, pois, possibilitará acesso a conteúdo dos mais variados e irá beneficiar além dos estudantes, mas também servidores, a biblioteca virtual aliada ao acervo físico do IFAM torna-se uma importante fonte de conhecimento uma ferramenta muito eficaz na promoção do conhecimento” disse.