Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Oportunidade de intercâmbio de curta duração no Japão

Oportunidade de intercâmbio de curta duração no Japão

Seleção de estudantes para participação no Sakura Science High Scholl Program (Brasil)

por publicado: 15/07/2022 10h14 última modificação: 15/07/2022 10h14

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) torna público o processo para seleção de estudantes de ensino médio integrado da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica para participar do programa de intercâmbio de curta duração, no Japão.

A presente Chamada tem por objeto selecionar três estudantes do ensino médio integrado das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Rede Federal) vinculadas ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) para participarem do Sakura Science High School Program (SAKURA SSHP), a ser realizado sob a liderança do Departamento do Sakura Science Exchange Program, da Agência de Ciência e Tecnologia do Japão (Japan Science and Technology Agency – JST), nos termos especificados neste edital.

O objetivo do Sakura SHSP é promover o intercâmbio de curta duração (7 dias) para estudantes brasileiros, no Japão, por meio de visitas a centros de pesquisa e universidades daquele país, participação em seminários, entre outras atividades junto a estudantes do ensino médio japoneses e de outros países participantes.

O intercâmbio será realizado no período de 6 a 12 de novembro de 2022. 2.3 Os estudantes selecionados serão acompanhados por dois servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica que serão selecionados em processo diverso.

Para realizar a inscrição no programa os candidatos devem enviar o formulário de inscrição devidamente preenchido, disponível em:

É imprescindível que todos os documentos solicitados no item 5 da Chamada sejam anexados.

As inscrições vão até 23h59, horário de Brasília (-3 GMT), do dia 31 de julho de 2022.

O resultado final da seleção será divulgado no dia 16 de agosto.

Os documentos a serem enviados estão anexados a baixo.

Anexo I_Declaração de proficiência

ANEXO II_Anuência instituição