Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Participação intensa do IFAM no primeiro dia de Connepi

Participação intensa do IFAM no primeiro dia de Connepi

Minicursos, apresentações orais e posteres foram apresentados ao público
por Ana Paula Batista publicado: 07/12/2016 16h24 última modificação: 07/12/2016 22h10

E no primeiro dia do Congresso Norte e Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), alunos e servidores-pesquisadores apresentaram ao público do evento, o resultado das pesquisas desenvolvidas nos campi do IFAM. Foram dezenas de posteres e apresentações orais nesta quarta-feira, 07 de dezembro. O evento acontece até sexta, 09, no Hotel Ritz Lagoa da Anta.

Pela manhã, os professores do Campus Manaus Centro (CMC), Maria Lúcia Tinoco e Wallace Lira com os temas "Audiodescrição: Usos, Possibilidades e Inclusão Pedagógica no Ensino Tecnológico" e "A arte como potencializador do ensino de ciências" estiveram ministrando minicursos aos participantes do evento.

Pôster

Dezenas de posteres foram apresentados durante toda esta quarta-feira no Connepi. Dentre eles, "O projeto 'estágio legal' como alternativa para a qualificação e inclusão do jovem no mercado de trabalho", do mestrando Antonio Paulino dos Santos, do campus Lábrea, que focou na investigação da situação educacional do município, destacando os anseios e as problemáticas da inserção do jovem no mercado de trabalho.

O campus Eirunepé apresentou dois posteres: "Etnoecolgia e etnografia: diálogos possíveis para um conhecimento sobre 'plantas que curam'", de Paulo Oliveira do Nascimento e "Os desafios da pesquisa etnográfica indígena: relatos de uma experiência", do estudante Rodrigo Ferreira de Lima.

Utilizando as frutas como objeto de estudo, o professor do Campus Manaus Zona Leste (CMZL), Edmilson Barbosa, trouxe resultados de sua pesquisa sobre a produção do cubiu, fruta amazônica ainda pouco explorada comercialmente. O objetivo da pesquisa é avaliar a produção de variedades do fruto, utilizando sistema de irrigação por gotejamento em cultivo protegido e comparar o rendimento da produção em relação às variedades cultivadas de forma convencional. Já o professor Vanderlei Stefanuto, do campus Maués, investigou a germinação das sementes de Caramuri, fruto que só pode ser colhido a cada 4 anos.

E aliando a tecnologia como ferramenta facilitadora do processo de ensino, o professor do Campus Manacapuru, Jaidson Brandão, expôs o tema "Desenvolvimento de um game digital voltado à crianças para o uso da gameficação no ensino de fotossíntese". O game intitulado "Fotokids" foi desenvolvido na plataforma Android e deverá ser lançado no fim de dezembro. Em parceria com a professora Criscian Kellen de Oliveira, do campus Manacapuru, além do aplicativo, mais de mil exemplares da Revista "Luz da Vida" foram distribuídos no município para crianças na faixa etária de 5 a 15 anos. O projeto tem financiamento do CNPq e do Instituto TIM.

Apresentação Oral

Nas apresentações orais, um dos trabalhos apresentados foi o do servidor Edevaldo Albuquerque, do Campus Manaus Distrito Industrial, que apresentou o projeto "Aplicação da metodologia de árvore de problemas na identificação de problemas ambientais em uma comunidade escolar em Manaus", tratando sobre as questões ambientais e como os estudantes podem chegar a soluções simples para a melhoria do meio ambiente.

registrado em: