Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Patê de peixe defumado faz sucesso na Reditec 2017

Patê de peixe defumado faz sucesso na Reditec 2017

Projeto do Campus Maués chamou atenção na Mostra de Extensão e Cultura.
por Ana Paula Batista publicado: 21/11/2017 20h09 última modificação: 21/11/2017 21h10

E o sabor amazônico fez sucesso durante a Mostra de Extensão e Cultura da 41ª Reunião dos Dirigentes das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Reditec 2017) que acontece até o dia 23 de novembro, no Centro de Convenções, em João Pessoa (PB).

Com o projeto “Formulação de patê de pescado defumado: uma forma de agregar valor e geração de renda”, de autoria do aluno Ferdinando de Oliveira, o técnico em Agropecuária Robernildo da Silva e o coordenador Anndson Brelaz, do Campus Maués chamaram atenção dos visitantes da Reditec 2017 com a promoção da degustação dos patês com peixes amazônicos.

Considerados de baixo valor, os peixes Cuiu-Cuiu, Tucunaré e Aruanã foram matéria-prima para a produção do patê que também leva no preparo, a biomassa de banana e outras especiarias como: azeitonas, pimentas e manjericão.

Segundo o técnico em Agropecuária, Robernildo da Silva, além da produção do patê, o projeto já capacitou 20 pessoas no processo de defumação de pescado. “É possível que a comunidade tenha um defumador com o custo de até R$100 e agilize o processo de “secagem” do peixe. Com o defumador é possível obter um peixe defumado em apenas duas horas”, disse ele.

O estudante do curso Recursos Pesqueiros, Ferdinando de Oliveira, avalia a experiência na Reditec como única. “Estou participando pela primeira vez do evento e estou muito feliz pela possibilidade em trocar conhecimentos com alunos de outros institutos federais. Mais feliz ainda pela boa receptividade do nosso produto”, ressaltando que para os próximos eventos o objetivo é levar o defumador para realizar uma demonstração in loco.

A REDITEC

A Reditec conta ainda com a Mostra de Experiências Exitosas nas áreas de Ensino, Pesquisa, Gestão, Extensão e Internacionalização. Foram enviadas 250 propostas e apenas 25 trabalhos foram aceitos. Na mostra, educadores apresentam iniciativas bem sucedidas desenvolvidas nas instituições da Rede. O evento é realizado anualmente pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e pela Setec/MEC.