Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pescadores e feirantes recebem capacitação para beneficiamento de pescado

Pescadores e feirantes recebem capacitação para beneficiamento de pescado

Curso de higiene e manipulação de pescado foi ofertado pelo Campus Tabatinga
publicado: 05/05/2017 07h56 última modificação: 05/05/2017 08h02

Em março, uma turma formada por 43 pescadores, feirantes e funcionários de feiras e mercados do município de Tabatinga participaram de um curso de Higiene e Manipulação do Pescado, oferecido pelo Projeto de Apoio e Desenvolvimento da Pesca e Aquicultura da Messoregião do Alto Solimões.

O curso teve duração de duas semanas, carga horária de 40 horas e foi coordenado pelo Núcleo de Formação Humana e Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura (NUPA 1), através de Convênio com o IFAM e Ministério da Integração Nacional. As aulas foram focadas na teoria e na prática e baseadas com material didático ilustrado sobre o tema. Os alunos participantes também receberam auxílio financeiro para cobrir despesas com alimentação.

As aulas foram realizadas na Unidade de Beneficiamento e Comercialização de Pescado de Tabatinga e ministradas  pela engenheira de pesca Aline Oliveira de Souza e o médico veterinário Augusto César Nunes Alves. Os participantes do curso puderam aprender, segundo à legislação do Ministério da Saúde, sobre às normas e procedimentos de conservação, a durabilidade e qualidade do produto, além de aprender que com medidas simples de boas práticas, é possível atingir um determinado padrão de qualidade de um produto e/ou serviço na área de alimentos, valorizando o produto e podendo gerar mais lucros.

Outros parceiros deste projeto foram a Secretaria de Estado de Produção Rural do Amazonas (SEPROR), a Prefeitura Municipal de Tabatinga por meio da Secretaria Municipal de Produção Rural, além da participação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Estado do Amazonas (IDAM), da Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado do Amazonas (ADAF) e da Vigilância Sanitária Municipal que teve papel importante no encerramento do curso com orientações sobre conscientização e responsabilidade na produção e manipulação de um alimento com qualidade e seguro.

O coordenador local do projeto, o engenheiro de pesca Janderson Garcez mencionou que os cursos ofertados pelo IFAM Campus Tabatinga já beneficiaram 1.245 pessoas nos municípios do Alto Solimões e visam fortalecer a pesca e aquicultura na região. ‘Ficamos felizes ao ver a alegria de um pescador que mora em uma comunidade distante, recebendo o primeiro certificado de sua vida. O IFAM Campus Tabatinga tem alcançado centenas de pessoas através da extensão rural”, ressaltou.

As atuações do NUPA Norte 1 visa à formação técnica, além de pesquisas realizadas junto às comunidades e atualmente o NUPA está presente, como subnúcleos, em seis campi: Manaus Zona Leste, Presidente Figueiredo, Maués, Tabatinga, Parintins e Lábrea.

registrado em: , ,