Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisa do Campus Parintins é apresentada na Argentina

Pesquisa do Campus Parintins é apresentada na Argentina

Artigo foi apresentado na 12ª Latin American Conference on Learning Technologies - LACLO 2017, na Argentina
publicado: 18/10/2017 10h15 última modificação: 18/10/2017 10h15

O artigo intitulado “Fazenda 3D: Evaluation of a virtual environment for farming technical education” de autoria dos professores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, IFAM Campus Parintins, Érica Dias, Ilmara Monteverde e David Ramos, juntamente, com aluna Dárica Silva, do curso Técnico em Agropecuária, foi apresentado na última segunda-feira, 09, na 12ª Latin American Conference on Learning Technologies - LACLO 2017,  realizada na cidade de La Plata, Argentina.

O objetivo da participação no evento foi de troca de conhecimento e aprendizagem sobre o desenvolvimento de recurso tecnológicos para melhoria de ensino, bem como, apresentação do artigo sobre o software livre criado pelos professores e alunos, em regime interdisciplinar entre Zootecnia e Informática, criado e implementado pelo IFAM Campus Parintins.

Para professora Érika Brelaz, “ essa participação intensifica o caráter inovador das pesquisas desenvolvidas no Campus Parintins e mensura o olhar para prática de ensino que mesclem: a tecnologia, a informação e soluções melhoria da prática de campo no ensino-aprendizagem. Essa participação trouxe na bagagem novas ideias e dialogo

A Fazenda 3D, é um dos primeiros softwares educativos feito da região do Baixo Amazonas, o grupo de professores também soma na bagagem de criação, do software Sisleite, que controla a produção de leite. Ambos os projetos contaram com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) e foram realizado no Campus Parintins.

A aluna Dárica Silva, 17 anos, do curso Técnico em Agropecuária apresentou o artigo nesse evento  e comentou sobre sua primeira experiência em  evento internacional. “Foi uma experiência incrível na minha vida por demonstrar a força que a educação pode ter e os caminhos que podemos seguir ao escolher a pesquisa enquanto experiência em curso técnico. Foram dias de muitas descobertas, diálogos e aprendizagem. De certo, retornarei com mais afinco as minhas atividades e com boas experiências para compartilhar com meus familiares e amigo de curso", relata a discente.

Para o professor David Ramos a participaçãoo de alunos e professores em eventos nacionais e internacionais está proporcionando maior "vitrine" as pesquisas desenvolvidas no campus. "Estamos levando o nome da nossa instituição para os eventos mais globalizados, mostrando que nossa pesquisa aqui em Parintins é relevante para o mundo. E nisso, não estamos pensando apenas no professor-pesquisador, mas estamos abrindo novos horizontes também para nossos alunos, que apesar de jovens, podem sim serem inseridos no contexto científico e tecnológico. Eles serão os pesquisadores do amanhã”, ressaltou.

O artigo apresentado será indexado e publicado na IEEE Xplore Digital Library.  A biblioteca digital IEEE Xplore é um recurso poderoso para a descoberta de conteúdo científico e técnico publicado pelo IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) e seus parceiros editoriais.

A IEEE é a maior organização profissional técnica do mundo dedicada ao avanço da tecnologia em benefício da humanidade.

registrado em: , ,