Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisadores da Europa e Brasil dialogam sobre educação profissional e tecnológica no mundo

Mesa-redonda teve a participação de palestrantes da Finlândia, Portugal e Brasil.
por publicado: 28/02/2020 14h30 última modificação: 28/02/2020 14h30

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) deu mais um passo rumo à internacionalização ao promover, na manhã desta sexta-feira (28), a mesa-redonda ‘Educação Profissional e Tecnológica no Brasil e no Mundo’, no auditório do Campus Manaus Centro, com a participação de pesquisadores da Finlândia, Portugal e Brasil. A ação faz parte da parceria com o projeto 'Latin America Pratices and Soft Skills for an Innovation Oriented Network' (Lapassion), que tem como objetivo aumentar a cultura de inovação das Instituições de Ensino Superior (IES) e a conexão com empresas, organizações, com impacto na empregabilidade e internacionalização.

Para o reitor do Ifam, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, a realização da mesa-redonda contribui para o fortalecimento e consolidação do processo de internacionalização do Instituto. “É um momento que temos para interagir com outras instituições de ensino e pesquisa, possibilitando pensarmos em estratégias para aumentar e potencializar o desenvolvimento científico e tecnológico com vistas à internacionalização, seja por meio de mobilidade acadêmica, projetos de cooperação, missões internacionais ou até mesmo participação em eventos”, destacou.

Os professores Tiina Koskiranta, da Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere (Finlândia), Luiz Felipe de Faria, do Instituto Politécnico do Porto (Portugal), e Aléssio Ramos – ex-secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba e ex-titular da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC), foram os convidados da mesa-redonda. O momento teve a mediação do professor Dr. José Pinheiro de Queiroz Neto, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifam e pesquisador na área de ensino do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT).

Abertura do projeto La Passion, em Manaus

Na próxima segunda-feira (02/03), ocorre a abertura do projeto Lapassion, a partir das 10h, no auditório do Campus Manaus Distrito Industrial do Ifam. Em Manaus, a ação tem a participação de 30 alunos de instituições da Finlândia, Portugal, Chile e Brasil que realizarão mobilidade acadêmica durante 10 semanas.