Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pesquisas do curso de Tecnologia em Alimentos são apresentadas em Portugal

Notícias

Pesquisas do curso de Tecnologia em Alimentos são apresentadas em Portugal

Apresentações ocorreram no congresso de engenharia alimentar, na região do Algarve, em Portugal
por publicado: 17/07/2019 12h01 última modificação: 17/07/2019 12h01

 

 

 

 

Quatro pesquisas desenvolvidas no curso de Tecnologia em Alimentos, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) - Campus Manaus Centro (CMC), foram apresentadas no Congresso Iberoamericano de Engenharia Alimentar (XII Cibia). Evento ocorreu nos dias 1º a 4 de julho, na cidade de Faro, na região do Algarve, em Portugal.

Os trabalhos apresentados foram: ‘Effect of Oven Drying on Proximate Composition and Total Phenolic Content of Cubiu (Solanum sessiliflorum Dunal)’, ‘Estudo da atividade antioxidante em vinhos de açaí elaborados por diferentes processos’, ‘Elaboração e caracterização de cookie sem glúten a partir da farinha de pupunha (Bactris gasipaes Kunth)’ e ‘Elaboração e caracterização de biscoito à base do resíduo de tambaqui’.

As pesquisas sobre o cookie de pupunha, o vinho de açaí e o biscoito de tambaqui possuem patentes e receberam apoio e fomento do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Pesquisa Científica aplicada a Inovação Tecnológica (Padcit/Ifam). 

Cooperação técnica 

O trabalho ‘Elaboração e caracterização de biscoito à base do resíduo de tambaqui’ tem cooperação técnica com a empresa Dipeixe Indústria e Comercio de Peixe LTDA, por meio do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT/Ifam), para atender a demanda de aproveitamento das sobras do tambaqui desossado. Assim, a pesquisa tem como objetivo produzir uma massa de biscoito, a partir das sobras que ficam na espinha do peixe.

 Parcerias 

Todos os trabalhos tiveram a participação da professora Lúcia Schuch Boeira, do Ifam-CMC, e foram desenvolvidos em parceria e coautoria com pesquisadores da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), além de alunos e egressos do curso de Tecnologia em Alimentos ofertado no Instituto Federal. 

Sobre o evento

 Este ano, o congresso teve como tema ‘Desafiando a Engenharia Alimentar a promover o processamento de alimentos sustentável’. A Universidade do Algarve foi a instituição promotora do evento.

O Cibia reúne pesquisadores, profissionais e estudantes, com objetivo de promover a investigação e difusão do conhecimento sobre engenharia alimentar na América Latina e Península Ibérica e sua projeção em todo o mundo.