Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polo de Inovação realiza certificação da primeira turma do Programa Capacitar 4.0

por publicado: 25/01/2024 12h36 última modificação: 25/01/2024 12h49

No dia 07 de dezembro de 2023, o Polo de Inovação do Instituto Federal do Amazonas (Inova/IFAM) certificou a primeira turma do programa Capacitar 4.0 em parceria com a Empresa Brasileira em Pesquisa e Inovação (EMBRAPII). O objetivo principal da ação foi a formação de discentes em hard skills (habilidades técnicas) e soft skills (habilidades socioemocionais), por meio da metodologia PBL (Problem Based Learning ou Project Based Learning).

Os discentes participantes foram selecionados por meio do Banco de Credenciamento de Bolsistas do Polo de Inovação do IFAM. Foram mais de 60 bolsistas selecionados, dos níveis médio e superior do IFAM, dos campi Manaus Centro, Manaus Distrito Industrial, Presidente Figueiredo e Tabatinga, que participaram de seis projetos desenvolvidos nos anos de 2022 e 2023.

Além do conhecimento técnico exigido para ingresso nos projetos, os discentes submeteram-se a três avaliações psicológicas: no momento de admissão (Diagnóstico Inicial), desenvolvimento (Avaliações Contínuas) e no encerramento do  projeto (Avaliação Final), o que permitiu a identificação das habilidades socioemocionais a serem fortalecidas de forma individual. Conforme orientações da Embrapii, as principais soft skills trabalhadas nos alunos foram: Inteligência emocional - Habilidade de relacionamento, Empreendedorismo, Inteligência emocional - Percepção social, Pensamento Crítico e inovação, Liderança e influência social, Aprendizagem ativa e estratégias de aprendizagem, Criatividade, originalidade e iniciativa e, ainda, Resolução de problemas complexos.

Ao final dos projetos, 56 discentes do IFAM receberam a certificação do Polo de Inovação do IFAM, em parceria com a Embrapii. A gestão do Inova considera que os principais resultados envolvem o aprimoramento de qualidades para entrada dos participantes no mercado de trabalho e o reforço do conhecimento técnico adquirido no ensino regular.

Projetos e coordenações:

• ‘Desenvolvendo Habilidades em Design de Interface' (Campus Tabatinga) - professor Odilon Souza dos Santos
  • 'Processo de Qualidade utilizando Inteligência Artificial' (Campus Presidente Figueiredo) - professor Daily Daleno de Oliveira Rodrigues
  • 'Desenvolvimento de uma Plataforma de teste AGV' (Campus Manaus Distrito Industrial) - professor Flávio José Aguiar Soares
  • 'Máquina de Reciclagem de Cápsulas de Café' (Campus Manaus Centro) - professor Benjamin Batista de Oliveira Neto
  • 'Tecnologia em Visão Computacional' (Campus Manaus Distrito Industrial) - professora Úrsula Vasconcelos Abecassis
  • 'Internet das Coisas e Inteligência Artificial' (Campus Manaus Distrito Industrial) - professor Vitor Bremgartner da Frota