Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Polos de Inovação é pauta de reunião em Brasília

Polos de Inovação é pauta de reunião em Brasília

Reunião com a EMBRAPII esclarece dúvidas sobre nova chamada para os Institutos Federais
publicado: 24/03/2017 07h23 última modificação: 24/03/2017 07h30

Visando esclarecer dúvidas sobre a Chamada Pública 01/2017 da Associação Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial – EMBRAPII para os Institutos Federais, aconteceu reunião técnica com representantes da EMBRAPII, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC e gestores da Pesquisa, Inovação e Desenvolvimento (PI&D) de 25 Institutos. O encontro foi na tarde de quarta-feira, dia 22, no mini-auditório do Campus Brasília do Instituto Federal de Brasília – IFB.

Conforme o edital, para concorrer os Institutos Federais devem possuir área de competência alinhada à Política de Ciência, Tecnologia e Inovação e à Política Nacional de Educação brasileiras, possuir equipe e infraestrutura próprias para desenvolver projetos de P,D&I tecnológico em área de competência específica (identidade temática), demonstrar experiência no desenvolvimento de projetos de P,D&I na área de competência proposta, por meio da apresentação de lista qualificada de projetos contratados com empresas no período compreendido entre 2014 e 2016 e possuir política ou diretriz de Propriedade Intelectual (PI) aprovada e vigente.

Na abertura da reunião, Romero Portella, diretor de Desenvolvimento da Rede Federal -  representando a SETEC -  falou da expectativa em ampliar a relação dos Institutos com as empresas e impulsionar a Inovação. Proposta reforçada pelo presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães, ao narrar o histórico da Associação nestes últimos três anos e apresentar vídeo institucional com depoimentos de empresários parceiros dos Polos de Inovação dos Institutos Federais.

O coordenador do Fórum de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação (Forpog) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (Conif) e pró-reitor no Instituto Federal de Educação do Amazonas (IFAM), Prof. José Pinheiro Neto, também manifestou o compromisso da Rede em se articular para tal finalidade, auxiliando na mobilização e pedindo a ampliação do número de Polos.

“Os Polos de Inovação têm a proposta de ir além dos arranjos produtivos locais, fortalecendo a captação de projetos em determinada linha de atuação, mas para qualquer parte do Brasil. O foco é no produto e no público deste produto, que pode ser global”, explicou o assessor técnico da EMBRAPII, Álvaro José Abackerli.

Os Institutos interessados em concorrer na nova chamada para Polos de Inovação  devem enviar  carta de manifestação e informações quantitativas para EMBRAPII até o dia 13 de abril. Mais informações: http://embrapii.org.br/chamada-publica-01-2017/

Experiências – Já há cinco Polos de Inovação EMBRAPII – IFs em atividades na Rede Federal. Sendo quatro em estruturação e um na etapa de consolidação.

O Instituto Federal da Bahia – IFBA/Campus Salvador atende as demandas de Tecnologia em Saúde, possuindo laboratórios de engenharia médica e clínica, física médica, produtos de saúde, prototipagem integrada e sistemas computacionais direcionados para diagnósticos e terapias, além da regulação sanitária.

O Instituto Federal Fluminense – IFF em Campos dos Goytacazes (Rio de Janeiro), o Polo de Inovação da EMBRAPII-IF atua no Monitoramento e Instrumentalização para o Meio Ambiente, o que envolve do gerenciamento de resíduos, eficiência energética e energias renováveis ao beneficiamento de alimentos e outros.

No Espírito Santo o Instituto Federal/Polo Vitória desenvolve atividades na área da Metalurgia e materiais atendendo demandas com o suporte de 13 laboratórios nas áreas de Pirometalurgia, Metalurgia Extrativa, Plasma Aplicado, Superfície, Corrosão, Análise Química, l Caracterização de Materiais, Tribologia, Propriedades Mecânicas, Conformação Mecânica, Metalografia, Materiais Cerâmicos e Microscopia eletrônica e microanálise.

No Instituto Federal de Minas Gerais – IFMG o Polo Formiga atua em Sistemas Automotivos Inteligentes, como sistemas de projetos para arquiteturas veiculares, conectividade, computação móvel, dentro outros.

No Nordeste, o Instituto Federal do Ceará – IFCE possui no Polo Fortaleza, uma unidade que desenvolve softwares para Sistemas Embarcados e Mobilidade Digital em cooperação com empresas industriais de todo o Brasil.

registrado em: