Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Presidenta dá posse ao novo ministro no Palácio do Planalto

Presidenta dá posse ao novo ministro no Palácio do Planalto

GOVERNO

publicado: 10/04/2015 09h13 última modificação: 10/04/2015 09h21

No último dia 6, a presidenta da República, Dilma Rousseff, empossou o novo ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, em solenidade no Palácio do Planalto. Ao anunciá-lo, a presidente disse "Quem poderia ser mais indicado para comandar toda a transformação na educação do que um professor?”. Com esse tom, Renato Janine assume a pasta com o desafio da construção da pátria educadora e no cumprimento dos principais eixos do Plano Nacional de Educação (PNE) .

Já empossado, o novo ministro reuniu-se com membros do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), onde foi apresentado a Rede Federal e suas características, além de conhecer os planos e metas previstas no Plano Nacional de Educação (PNE). O encontrou reforçou a importância da consolidação da Rede como projeto estruturante e marcou a abertura de um diálogo franco com a nova gestão do Ministério. Documento contendo propostas de ações para a educação profissional e tecnológica foi entregue pelo Conif.

Para o reitor do Instituto Federal do Amazonas, professor Antônio Venâncio Castelo Branco, o diálogo aberto com o MEC é o primeiro passo para garantir que a contínua expansão dos Institutos Federais pelo país.

Nossa missão no Amazonas é promover a interiorização do conhecimento por meio da educação profissional e tecnológica pública, gratuita e de qualidade. Para isso, constantemente estamos investindo na qualificação de nosso corpo docente e focando no tripé da pesquisa, ensino e extensão", disse Castelo Branco.

SOBRE O MINISTRO

Natural de Araçatuba, São Paulo, o ministro Renato Janine Ribeiro é doutor em filosofia pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 1994, é professor titular da disciplina ética e filosofia política na USP. Tem 78 capítulos de livros editados e 18 livros publicados. Recebeu o Prêmio Jabuti, em 2001; a Ordem Nacional do Mérito Científico, em 1997, e a Ordem do Rio Branco, em 2009.

O novo ministro da Educação também foi membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), de 1993 a 1997, e do conselho da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), de 1997 a 1999. Foi secretário da SBPC de 1999 a 2001 e diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008

registrado em: