Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Primeiro Encontro de Coordenadores do CAPNE Promove Inclusão e Desenvolvimento no IFAM

por publicado: 05/06/2023 15h45 última modificação: 05/06/2023 15h45

Aconteceu hoje 5 de junho de 2023, no Campus Manaus Centro do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM) a abertura do primeiro encontro dos representantes  da Coordenação de Apoio à Pessoa com Necessidade Específica (CAPNE) dos Campi do IFAM. A cerimônia de abertura contou com a presença dos pró-reitores de Ensino, Pesquisa, Extensão, Gestão de Pessoas, Planejamento e Administração, o diretor geral do Campus, além do reitor do IFAM, professor Jaime Cavalcante Alves e do deputado federal Amon Mendel.

O encontro teve início com as boas-vindas do reitor do IFAM, destacando a importância do evento para a promoção da inclusão e o desenvolvimento de ações voltadas às pessoas com necessidades específicas. O deputado federal Amon Mendel reafirmou seu compromisso com a educação no estado e também ressaltou o empenho do governo em apoiar iniciativas que promovam a igualdade de oportunidades para todos.

Após a cerimônia de abertura, o professor Dalmir Pacheco, que já a muitos anos trabalha o tema da inclusão e acessibilidade, ministrou uma palestra sobre os projetos "Curupira", "Arumã" e "APOEMA". O professor Pacheco apresentou detalhadamente cada um desses projetos, destacando a importância da inclusão arquitetônica, comunicacional e atitudinal no processo de garantir a participação plena e igualdade de direitos para pessoas com necessidades específicas.

O projeto "Curupira" concentra-se na acessibilidade arquitetônica, buscando adaptar os espaços físicos do IFAM para garantir a mobilidade e autonomia de pessoas com deficiência. Já o projeto "Arumã" visa aprimorar a comunicação entre a comunidade acadêmica e as pessoas com deficiência, desenvolvendo estratégias e recursos que promovam uma interação inclusiva e efetiva. Por fim, o projeto "APOEMA" concentra-se na promoção de uma mudança de atitude e conscientização em relação às pessoas com necessidades específicas, buscando combater estereótipos e preconceitos.

Durante o encontro, os coordenadores de CAPNE dos diversos campi do IFAM terão a oportunidade de compartilhar experiências, discutir desafios e propor soluções para aprimorar a inclusão no ambiente acadêmico. Diversas atividades estão programadas, incluindo oficinas, mesas-redondas e grupos de trabalho.

O encontro, que se estenderá até a próxima quarta-feira, dia 7 de junho, promete ser um marco na história do IFAM, consolidando seu compromisso com a inclusão e proporcionando uma oportunidade única para os coordenadores de CAPNE trocarem conhecimentos e experiências.

O IFAM reafirma sua missão de promover uma educação inclusiva e de qualidade, buscando garantir a igualdade de oportunidades para todos os estudantes, independentemente de suas necessidades específicas. O encontro de coordenadores do CAPNE é um importante passo nessa direção, e espera-se que as discussões e propostas possam garantir os direitos a uma educação inclusiva que promova a autonomia plena do cidadão.