Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-reitor de Extensão do IFMT fala sobre formas de parcerias em tempos de crise

Em tempos de crise e contingenciamento de orçamento a ordem é ser criativo para dar continuidade aos projetos
por Ana Paula Batista publicado: 16/08/2017 09h02 última modificação: 16/08/2017 09h54

Durante a reunião do Colégio dos Dirigentes (COLDI) desta terça-feira, 16 de agosto, os diretores-gerais dos campi do IFAM na capital e no interior tiveram a oportunidade de conhecer a nova estratégia adotada pela Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) para ampliar e manter os projetos de extensão em funcionamento no instituto com novas fontes de recursos.

O convite foi feito pela pró-reitora de Extensão do IFAM, Sandra Magni Darwich ao pró-reitor de Extensão do IFMT, Marcus Vinícius Taques Arruda para que os servidores envolvidos com a extensão no Amazonas possam conhecer atividades exitosas de outras instituições e com a expertise absorvida aplicar em ações locais.

O IFMT foi tem estreitado relações com os Ministérios Público Federal (MPF), Público Estadual (MPE) e Público do Trabalho (MPT) ao ofertar serviços e capacitações nas quais o IFMT possui vasta experiência e com profissionais gabaritados. A contrapartida é a garantia de bens e serviços que possam manter e ampliar os projetos desenvolvidos pelo IFMT.

Segundo Marcus Vinícius com os cortes e contingenciamento do orçamento é preciso ser criativo e buscar novas fontes de financiamento. "É possível firmar parcerias com o Ministério Público e utilizar recursos provenientes de ações civis e penais em projetos que ajudem a comunidade. Um exemplo de sucesso que temos foi a capacitação em Libras para que os servidores do Ministério Público Federal em Mato Grosso atendessem ao Decreto nº5.626/2005. Em contrapartida recebemos bens ou insumos para fortalecer as atividades desempenhadas pelo IFMT e assim conseguimos lidar melhor com os problemas de orçamento", disse o pró-reitor.

Ao final da reunião, o reitor do IFAM, Antonio Venâncio Castelo Branco parabenizou o IFMT pela criativa solução e destacou que a saída para a crise é ser criativo e buscar outras fontes de financiamento. "Vamos inclusive formar uma comissão para elaborar projetos e buscar estreitar o relacionamento com o Ministério Público no Amazonas. A população só tem a ganhar", afirmou.

Durante a tarde, os coordenadores de ações de extensão nos campi Manaus Distrito Industrial, Manaus Centro e Manaus Zona Leste tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas a respeito dessa nova prática.

registrado em: