Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Pró-reitores de Extensão dos IFs discutem propostas para região Norte

Pró-reitores de Extensão dos IFs discutem propostas para região Norte

Representantes dos Institutos Federais do Norte estão em Manaus para elaborar projetos que serão apresentados no Forproext Nacional.
por Vanessa Sena publicado: 13/08/2015 11h51 última modificação: 13/08/2015 12h02

Conhecer as tendências e perspectivas extensionistas dos Institutos Federais (IFs) da região Norte para identificar possíveis parcerias e valorizar as ações de extensão são as questões norteadoras da reunião do Fórum de Extensão (Forproext) – Regional Norte, que acontece até esta sexta-feira (14), no prédio da Reitoria do Instituto Federal do Amazonas (IFAM), em Manaus. O encontro tem a participação dos pró-reitores do Pará, Rondônia, Roraima e Amapá, além da instituição anfitriã.

De acordo com a pró-reitora de Extensão do IFAM, professora Sandra Magni Darwich, o encontro regional é uma recomendação do Fórum de Extensão, vinculado ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), com o objetivo de levar propostas conjuntas para o Forproext Nacional, que acontecerá em outubro, em Fortaleza (CE). “Durante os dois de eventos, discutiremos temas que serão pautas da próxima reunião do encontro nacional e também encaminharemos projetos para atender às necessidades da região Norte”, disse.

Foproext_Regional Norte1

O reitor do IFAM, professor Antonio Venâncio Castelo Branco, esteve presente na abertura da reunião na manhã desta quinta-feira (13) e reforçou a importância de realizar momentos para refletir sobre a realidade dos IFs, principalmente do Norte, os quais exigem um custo financeiro elevado em relação às demais regiões brasileiras. “Temos um custo amazônico que precisa ser levado em consideração pelo MEC (Ministério da Educação) e o centro-sul do país, para que possamos realizar e incentivar ainda mais a educação profissional e tecnológica na região. É uma maneira de consolidar o trabalho desenvolvido pelo ensino, pesquisa e extensão”, destacou.

Programação

Na manhã desta quinta-feira, os pró-reitores apresentaram as principais atividades e, em seguida, discutiram sobre as possibilidades de realização de projetos interinstitucionais. Na tarde de hoje, a reunião terá como temática as propostas para curricularização da extensão nos IFs.

Na sexta-feira, acontece a discussão sobre a possibilidade de padronização das ações de extensão, como manuais, cartilhas, sistemas de cadastro de atividades extensionistas, além dos indicadores utilizados pelos IFs do Norte.

Foproext_Regional Norte2

registrado em: , ,