Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Prodin alcança meta de projetos elaborados e entregues para licitação

Prodin alcança meta de projetos elaborados e entregues para licitação

Em 2019, foram elaborados 11 projetos que geraram economia de R$850 mil.
por publicado: 19/11/2019 09h14 última modificação: 19/11/2019 09h16

O Instituto Federal do Amazonas (Ifam) busca suprimir barreiras arquitetônicas e melhorar a infraestrutura das unidades de ensino para cada vez mais ofertar educação pública, gratuita e de qualidade, proporcionando acessibilidade e bem-estar à comunidade acadêmica. Assim, em 2019, a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), por meio do Departamento de Infraestrutura (Dinfra), alcançou a meta de 11 projetos elaborados e entregues para o processo de licitação.

Os projetos elaborados contemplam reforma e ampliação de refeitórios, construção de muro, acessibilidade e Unidades Educacionais de Produção (UEPs – Aviária e Aquicultura) e atendem dez unidades (Tabatinga, Coari, Parintins, Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Humaitá, Maués, Lábrea, Manacapuru), conforme a necessidade de cada local.  “Os projetos estão em processo de licitação, com previsão de contratação das empresas para os primeiros meses de 2020 e, posteriormente, o início das obras”, diz a chefe do Dinfra, engenheira Cynthia de Faria Pinto,

De acordo com o pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Carlos Tiago Garantizado, o alcance da meta significa a economia de R$ 850 mil para o Ifam e buscou atender a emenda parlamentar no valor de R$ 10 milhões destinada ao Instituto, em 2019. “Este ano não contratamos empresa para trabalhar na elaboração de projetos, e assim conseguimos economizar. O valor economizado será alocado para outros recursos, contratos”, explica Garantizado, ressaltando que grande parte dos projetos foram elaborados visando a eficientização das edificações, tanto a infraestrutura elétrica quanto civil, como iluminação funcional LED e infraestrutura civil e elétrica projetada para receber uma usina solar fotovoltaica.

Atualmente, o Dinfra tem como responsabilidade atender as demandas das unidades do interior do Amazonas e possui os seguintes setores vinculados: Coordenação de Fiscalização de Obras e Serviços de Engenharia e de Planejamento e Coordenação de Planejamento e Projetos de Engenharia, sob responsabilidade do engenheiro Péricles Teixeira Veiga e da arquiteta Jeanni Alves Nunes Monteiro, respectivamente.

Lista de projetos elaborados:

1. Adequação da acessibilidade  - Campus Tabatinga
2. Reforma e ampliação do refeitório - Campus Coari
3. Reforma e ampliação do refeitório - Campus Tabatinga
4. Reforma e ampliação do refeitório - Campus Presidente Figueiredo
5. Reforma e ampliação do refeitório - Campus Parintins
6. Construção de refeitório e cozinha industrial - Campus Manacapuru
7. Construção de muro de cercamento - Campus Lábrea
8. Construção de Unidade Educacional de Produção de Aquicultura - Campus Coari
9. Construção de Unidade Educacional de Produção de Aquicultura - Campus Maués
10. Construção de Unidade Educacional de Produção de Aquicultura - Campus Humaitá
11. Construção de Unidade Educacional de Produção de Aviário - Campus Itacoatiara