Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Proex reúne com representantes da Embrapa

Proex reúne com representantes da Embrapa

Reunião teve como objetivo fortalecer parceria para criação do Circuito Metropolitano de Cultura de Guaraná.
por publicado: 04/10/2016 11h58 última modificação: 04/10/2016 11h58

Para contribuir na criação do circuito da cultura do guaraná, a pró-reitora de Extensão, professora Sandra Magni Darwich, recebeu representantes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Amazônia Ocidental), na última sexta-feira (30/09).

Dentre as pautas discutidas estava a participação do IFAM das vitrines tecnológicas. “Trata-se de um projeto cujos objetivos são transferir tecnologias e proporcionar intercâmbio de conhecimentos. Por meio deste projeto, a Embrapa se predispõe a realizar formação de professores e alunos transferindo conhecimentos que poderão ser repassados as comunidades”, explicou a pró-reitora.

A ação faz parte do projeto Expansão da Guaranaicultura – Criação do Circuito Metropolitano de Cultura de Guaraná que busca criar uma rota com a cultura do guaraná nos municípios de Manaus, Manacapuru, Presidente Figueiredo e Rio Preto da Eva, de forma a expandir o cultivo do fruto na área metropolitana de Manaus e de fortalecer a cultura no Estado do Amazonas.

Além da criação das vitrines, a Embra propôs ainda o fortalecimento do trabalho nas casas familiares rurais que atuam com regime de alternância.

Seminário

Ainda como parte das atividades do projeto, foi realizado o seminário com a participação dos principais atores da cadeia de valor do fruto, no dia 29 de setembro, na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). O IFAM esteve presente e participou da mesa-redonda ‘Arranjos institucionais para o fortalecimento de ações agrossocioculturais’.

Com informações da Embrapa Amazônia Ocidental