Você está aqui: Página Inicial > Notícias > PROFESSOR DO IFAM PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL NA COLOMBIA

PROFESSOR DO IFAM PARTICIPA DE EVENTO INTERNACIONAL NA COLOMBIA

por publicado: 07/11/2023 17h09 última modificação: 07/11/2023 17h21

A Colômbia é o segundo maior exportador de flores do mundo – atrás da Holanda. Com vista a ampliar sua pesquisa doutoral sobre Turismo Flor-esta Amazõnia e promover o Instituto Federal do Amazonas - IFAM, no período de 28 de julho a 7 de agosto, o professor pesquisador Gernei Goes dos Santos, do Campus Manacapuru, participou da Feria de las Floresem Medellín, na Colômbia.

A Feira é considerada um dos eventos culturais mais importantes, pois preserva o patrimônio imaterial desfile dos silletero (carregadores de flores) e as tradições dos camponeses. Além disso, promove o convívio sociocultural devido à sua ampla programação, inclusiva e variada, desde 1957.

Além disso, Santos realizou visita na Universidade Nacional da Colômbia – UNAL, onde foi recebido pelo professor Jesus Oswaldo Velasques Restrepo, Ph.D en Recursos Naturales y Gestión Sostenible, da Escuela de Biociencias, e apresentou sua pesquisa Turismo Flor-Esta Amazônia: um estudo sobre o ecossistema turístico da Amazônia a partir do reconhecimento da dimensão Flor-esta no Município de Manacapuru, Amazonas, desenvolvida na Universidade de Caxias do Sul - UCS e, orientada pela professora Dra. Maria Luiza Cardinale Baptista.

Na apresentação, Restrepo contribuiu com significativas colaborações, e presenteou com um de seus trabalhos de pesquisa denominado: El ecoturismo como alternativa de desarrollo sostenible: Estudios de caso para Antioquia, Colômbia. Na conversa, o docente da UNAL, demonstrou documentou interesse em estabelecer relações de intercâmbio para a pesquisa com o Instituto.

Sobre LA FERIA DE LAS FLORES

Medellín é considerada a Cidade da Eterna Primavera. Isso porque, sua temperatura agradável durante todo o ano, faz desse destino um lugar privilegiado para o cultivo de flores.

A Feira das Flores é um grande evento festivo tradicional que acontece todos os anos na cidade de Medellín, na Colômbia. Esta festa é a celebração mais emblemática da cidade, e constitui um ícone de raiz, cultural e histórico, como o Carnaval do Rio no Rio de Janeiro, a Festa de Outubro (Oktoberfest) na Baviera, Alemanha.

O clima de festa que Medellín vive nestes dias oferece uma grande variedade de eventos e shows, nem todos relacionados a flores, mas toda a folia leva o nome geral de "Feira das Flores", já que as flores são o principal marco das festividades, ao mesmo tempo em que oferecem o espetáculos e cenários mais marcantes na cidade.