Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professora do CMC participa de evento em Portugal

Professora do CMC participa de evento em Portugal

Luyara Cavalcante apresentou trabalhos relacionados à pesquisa que realiza na área de Ciência e Engenharia de Materiais.
por publicado: 22/04/2019 17h36 última modificação: 22/04/2019 17h42

Com a finalidade de apresentar os mais recentes desenvolvimentos científicos e técnicos em ciência e engenharia de materiais, a Universidade Nova de Lisboa, em Portugal, realizou o XIX Congresso da Sociedade Portuguesa de Materiais e o X Simpósio Internacional em Materiais. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam) foi representado pela professora Luyara de Almeida Cavalcante, do Departamento de Química, Ambiente e Alimentos do Campus Manaus Centro (CMC).

Na ocasião, a professora apresentou dois trabalhos vinculados à pesquisa de mestrado que realiza no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Com o título ‘Cloropatita extraída de escamas de peixe’ e ‘Hidroxiapatita extraída da escama de escamas de peixe de Arapaima gigas’, os trabalhos visavam reutilizar de maneira sustentável resíduos retirados da escamas de peixes, como pirarucu, e extrair fosfatos de cálcio para transformá-los em um biomaterial, como implantes ósseos, agregando valor ao resíduo que constantemente é descartado ou utilizado somente para artesanato.

"O congresso foi importante para divulgar o que está sendo realizado de pesquisa pelos professores e alunos da instituição, bem como realizar contatos de network, conhecer e testar equipamentos laboratoriais. A participação no evento teve o apoio da Reitoria em conjunto com diretoria geral do Campus Manaus Centro”, explicou a professora.