Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Professores parintinenses aprovam artigo em simpósio de informática

Professores parintinenses aprovam artigo em simpósio de informática

Evento reunirá experiências e pesquisas científicas nesta área com a participação de estudiosos de todo o país
por Ana Paula Batista publicado: 11/09/2017 08h43 última modificação: 11/09/2017 08h43

Buscando alternativas para melhorar as ferramentas utilizadas na Educação a Distância (EaD), os professores de informática, David Ramos e Ilmara Monteverde, do Campus Parintins, tiveram artigos aprovados para serem apresentados e publicados no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). O evento - considerado o maior da área de Informática na Educação do Brasil - acontecerá paralelamente com o Congresso Brasileiro de Informática da Educação (CBIE) entre os dias 30 de outubro e 02 de novembro, em Recife, na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Os artigos aprovados foram “Um modelo para trilhas de Aprendizagem em um Ambiente Virtual de Aprendizagem” e “M-cluster: uma ferramenta de recomendação para formação de grupos em Ambientes Virtuais de Aprendizagem que buscam por meio de ferramentas e modelos de trilhas de aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs), a melhoria nas ações de Educação a Distância (EaD). Os estudos foram orientados pela professora Elaine Harada, membro do Grupo de Sistemas Inteligentes (GSI), da Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Para o professor David Ramos as trilhas criadas irão colaborar diretamente com o processo de ensino-aprendizado. "A criação das trilhas fornecem dados existentes nos registros de AVAs que podem colaborar com inúmeras ferramentas de apoio ao processo de ensino-aprendizado, assim fornecem informações que podem ser analisadas e utilizadas para a tomada de decisão do sistema. A ideia é que o nosso modelo de trilhas sirva como modelo para estudantes que possam colaborar com os demais modelos da literatura já existentes”, ressaltou.

A pesquisa foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM), juntamente com Programa de Capacitação em Tecnologias Portáteis e Móveis (PROMOBILE), projeto de Pesquisa e Desenvolvimento realizado pelo Instituto de Computação  (ICOMP) em parceria com a Samsung Eletrônica da Amazônia.

registrado em: ,